No último fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 apresentou o tópico “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira” como tema para a redação dos candidatos. A questão ganhou as redes sociais, gerando debates importantes acerca do assunto no âmbito da sociedade.
Os alunos do 3º ano do Colégio Técnico da UFRRJ (Ctur) que participaram do exame também já haviam debatido o tema nas aulas de Língua Portuguesa.
– O tema “Igualdade de Gênero” foi muito bem trabalhado pelos professores desde o início de 2015, graças à participação de nossos estudantes no Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que deu o 1º lugar ao nosso aluno Mateus Amâncio Vitorino de Paula – afirma Ana Lúcia da Costa Silveira, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ctur.
A professora se refere à premiação instituída em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, cujo objetivo é estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero, mulheres e feminismo no país. Mateus Amâncio, aluno do Ctur, ganhou o 1º lugar na categoria “Estudante de Ensino Médio”, concorrendo com mais de 1.400 candidatos de todo o Brasil, com a redação “A dama de Vermelho”.
Ana Lúcia explica que, ao longo do ano, alunos e professores da 3ª série do Ensino Médio do Ctur recortam jornais atrás de questões contemporâneas relevantes para a sociedade brasileira – todas com potencial para se transformarem em tema da redação do Enem.
– No 3º bimestre, cerca de um mês antes da prova do Enem, apresentamos esses recortes de jornais para as turmas do 3º ano do Ensino Médio e cada grupo escolhe um tema de sua preferência para trabalhar, debater e depois apresentar ao restante das turmas – explica Ana Lúcia.
Neste ano, dentre os mais de 20 temas escolhidos pelas turmas, dois estavam diretamente ligados ao assunto proposto pela redação do Enem: “Violência Doméstica” e “Desigualdade Salarial”. No ano passado, dentre os tópicos debatidos pelas turmas, estava “Publicidade Infantil”, que foi tema da redação do Enem 2014. Como consequência desse trabalho consistente do corpo docente do Ctur, em 2014, a aluna Maysa de Andrade gabaritou a redação, marcando 1.000 pontos no exame nacional.
Além da promoção de debates sobre as questões que afligem a sociedade brasileira na atualidade, a professora Ana Lúcia explica que as técnicas de dissertação são ensinadas aos alunos do Ctur com base nas cinco competências que norteiam a banca avaliadora no momento da correção das redações. São elas: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta; capacidade de organizar e relacionar informações; construção de argumentação e elaboração de proposta de solução ao problema exposto.
– Nossa média de redação se destaca, fica em torno de 700, uma nota muito alta. Resultado de um trabalho feito desde o 1º ano do Ensino Médio. Todos os alunos do 3º ano voltaram da prova neste fim de semana aliviados, confiantes na redação que fizeram. Eles estão preparados para expor em seus textos informações para além do texto de apoio, graças ao nosso trabalho ao longo do ano – conclui Ana Lúcia.
(Reportagem de Fernanda Barbosa/ CCS)