Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Enem 2016 terá edição para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa
Enem 2016 terá edição para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa
O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) informa sobre a realização de uma edição do Enem 2016 para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Esta edição tem como objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. A aplicação das provas será realizada nos dias 06 e 07 de dezembro (terça e quarta-feira) nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade federada do Brasil.
O comunicado publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 21 de setembro de 2016, (clique aqui para acessar a íntegra do edital no DOU) informa que as informações obtidas a partir dos resultados do Enem serão utilizadas para:
Compor a avaliação de medição da qualidade do ensino médio no País;
Subsidiar a implementação de políticas públicas;
Criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;
Desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira;
Estabelecer critérios de acesso do participante a programas governamentais;
Constituir parâmetros para a autoavaliação do participante, com vista à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.
Adesão ao enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa das unidades da Federação que desejarem indicar unidades prisionais e socioeducativas para aplicação do Enem deverão firmar Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Inep, através da internet, a partir das 10h de hoje (26) até as 23h59 do dia 07 de outubro.