Lideranças dessas iniciativas na UFRRJ falam sobre importância durante a graduação
A jornada acadêmica de um aluno universitário é formada principalmente por aulas, provas e estágio, mas também pelas atividades extracurriculares. Essas tarefas podem ser, por exemplo, assistir ou organizar um evento, fazer disciplinas de livre escolha, participar de grupos de estudo, iniciação científica, entrar em atléticas ou ingressar em uma empresa júnior (EJ).
As EJ são organizações sem fins lucrativos, formadas por discentes das universidades com o auxílio dos docentes, que auxiliam nos projetos oferecidos pela entidade. Como elas não visam o lucro, qualquer dinheiro recebido através dos serviços realizados é voltado diretamente para a educação e desenvolvimento de seus membros, iniciando-os no meio empresarial e preparando-os para o mercado de trabalho.
Fazer parte de uma empresa júnior é extremamente benéfico para os alunos das universidades e, na UFRRJ, há diversas EJ para os mais diferentes cursos, entre elas a Mensurar Jr. e a Ecossam.
Mensurar Jr.
A Mensurar Júnior, fundada em 2011, é formada pelos alunos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFRRJ, e conta com vários serviços como:
– Cadastro Ambiental Rural e Certificação de Imóveis Rurais;
– Confecção de Mapas Temáticos;
– Desmembramento e Remembramento;
– Levantamentos Topográficos Planimétricos e Planialtimétricos;
– Aerolevantamento com drone; locação de obras;
– Geoprocessamento;
– Sistema de informações geográficas (SIG).
Tudo isso contando com graduandos do primeiro ao último período do curso, com o auxílio de um professor orientador. É o que explica a diretora de marketing da Mensurar e conselheira pela RioJunior Federação, Lívia Patrícia Camargo. “Além disso, possuímos também em nossa carta o serviço de mapa temático, que, ao longo dos anos, vem se destacando por auxiliar em artigos, iniciações científicas e pesquisas universitárias, seja para formandos, pós-graduados ou público em geral”, destacou.
Evolução profissional
Para Lívia, o principal objetivo da empresa é ajudar os alunos a se desenvolverem e se tornarem bons profissionais, complementando os conteúdos que não são contemplados pelas aulas. “Hoje, temos vários profissionais que passaram pela Mensurar em companhias de grande importância no mercado da Agrimensura”, relatou.
Os participantes dessas iniciativas terão experiências com o mercado de trabalho antes mesmo de entrar nele, entrando em contato com a criação de projetos na prática e tendo responsabilidades. “Participar de uma empresa júnior auxilia o discente, segundo estudos feitos pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), a conseguir um estágio ou trabalho até quatro vezes mais rápido que um aluno que se forma sem ter essa experiência”, afirmou Lívia.
Conquistas
No ano passado, a Mensurar Jr faturou R$: 43,9 mil, batendo todas as metas estipuladas pela RioJunior Federação, organização que cuida das empresas juniores do Rio de Janeiro. “E esse faturamento é totalmente revertido para a legalização da firma, manutenção e compra de equipamentos e desenvolvimento dos membros, seja pessoal ou profissional”, explicou Lívia.
Em 2021, a companhia ainda ficou entre as seis empresas da UFRRJ selecionadas pelo edital da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A conselheira acredita que a verba conseguida vai ajudar na compra de equipamentos e reestruturação das mídias sociais. “Através disso, vamos atrair mais clientes, discentes interessados a ingressar na iniciativa, e também diminuiremos os custos dos nossos serviços, mantendo sempre a qualidade profissional com o preço júnior”, ressaltou.
Eles conquistaram também, em 2014, o prêmio “MundoGeo Connect LatinAmerica”, sendo reconhecidos como a melhor empresa júnior de Geotecnologias da América Latina.
Networking
Participar de uma EJ ajuda a melhorar as relações interpessoais, a comunicação, a saber lidar com clientes e a adquirir conhecimento técnico. Como também, cria-se uma rede de networking que auxiliará na hora de conseguir um emprego.
Essa participação também ajuda a dar mais valor e a zelar pelo que é de todos, já que existe um sentimento de posse enquanto empresário júnior. “Sem contar que faz com que você ajude a dar mais visibilidade ao seu curso de graduação e à sua instituição superior, visto que você trabalha em nome de ambas”, finalizou a diretora de marketing da Mensurar Jr.
Ecossam Jr
Outra empresa júnior da UFRRJ é a Ecossam Jr, criada por alunos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Rural. A organização atua há nove anos no mercado de consultoria e, além da formação que criou a empresa, a equipe também é composta por discentes de Engenharia Florestal e Agronomia.
Atualmente, oito estudantes compõem o quadro de participantes da Ecossam, e são divididos entre: presidência, vice-presidência, diretor de marketing, diretor de projetos, gerente de projetos, assessoria, gestão de pessoas, administrativo e financeiro. As inscrições são abertas anualmente, quando também são feitas as mudanças de cargo e eleições.
A Ecossam oferece serviços de:
– Análise de água;
– Horta orgânica;
– Análise de solo;
– Sinalização e placas;
– Educação ambiental;
– Energia solar.
Mercado de trabalho
A presidente da Ecossam Jr, Suelen Marques, afirma que as atividades realizadas pelos empresários juniores são o início da experiência do que será encontrado futuramente no mercado de trabalho. “Ela ensina, por exemplo, a como formar uma empresa, crescer dentro dela, e estimula a dedicação e elaboração de tarefas”, explica.
Ela relata ainda que alguns membros que passaram pela Ecossam, hoje, trabalham em multinacionais e consideram que a experiência na EJ foi um diferencial na hora da contratação. “Estar dentro de uma empresa júnior e fazer parte do crescimento dela faz com que tenhamos metas a cumprir juntos e isso é muito importante para o mercado de trabalho”, diz.
Oportunidades
Outro importante fator apontado por Suelen foi que as EJ dão suporte, juntamente ao Movimento Empresa Júnior (MEJ), para a entrada no ramo empresarial, seja através de projetos executados ou de capacitações e cursos conseguidos para os estudantes.
Um exemplo citado por ela é a ida dos participantes da Ecossam a um importante evento da área, patrocinado pela RioJunior. “Esse ano fomos ao evento Rio Innovation Week, que foi no Jockey Club. O ingresso custava 500 reais por pessoa, e todos os integrantes ganharam acesso gratuito, como também servidores da universidade. Esses eventos têm a essência do início do networking e conhecimento sobre o mundo empresarial”, observou ela.
As empresas podem ser encontradas em:
https://www.mensurarjunior.com/
Ou pelas redes sociais: @mensurarjr e @ecossamjunior
Texto: Roberto Jones e Lidiane Nóbrega– bolsistas de Jornalismo da Proext/UFRRJ.