Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Embrapa realiza Dia de Campo com estudantes da UFRRJ

Embrapa realiza Dia de Campo com estudantes da UFRRJ

O plantio em covetas é comum nas áreas em que não houve o revolvimento do solo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoveu, em fevereiro, dois dias de campo para estudo e prática da técnica de semeadura direta. Os eventos foram realizados em campo experimental da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica/RJ, com participação de alunos da UFRRJ. Cada dia contou com, em média, 20 participantes, estudantes em sua maioria. Por estarem iniciando a universidade, a maioria ainda no primeiro período, muitos dos participantes afirmaram não saber o que é a semeadura direta. Agora, consideram trabalhar com ela um dia. “É muito interessante pegar os estudantes que estão entrando, porque eles têm muito contato e ideais”, explicou a pesquisadora Juliana Müller Freire, que está à frente das pesquisas sobre semeadura direta na restauração ambiental.

 

 

Segundo ela, a principal vantagem de eventos como esses é possibilitar que os alunos consigam aprender na prática como é o dia a dia de trabalho. Eles conseguem sair das salas de aula e laboratórios para, literalmente, colocar a mão na massa – ou, nesse caso, na terra. Magno Brandão, estudante do oitavo período de Ciências Biológicas na Universidade Estácio de Sá (Unesa), disse que gostou da técnica por ela não ser tão complexa. “É bem simples de colocar em prática. Eu, com certeza, trabalharia com isso”, comentou.

 

O que é semeadura direta?

 

Alunos participam de todos os processos do experimento

Semeadura direta é uma técnica de plantio em que as sementes são colocadas diretamente no solo. Uma das formas de realizar a semeadura direta é pela muvuca — mistura de sementes de espécies de diversos ciclos de vida, como árvores e adubos verdes. Sua eficácia depende das condições do solo e do clima, entre outros fatores. Ela é considerada ecológica e sustentável por causa da diversidade de matéria orgânica que possibilita na região em que é utilizada. Além disso, é mais barata, com fácil transporte e estimula coletas e redes de sementes.

 

Outras vantagens são: manutenção da qualidade do solo e das espécies, controle de erosão e recuperação de áreas degradadas.

 

O experimento

 

A muvuca foi feita com mais de 20 sementes selecionadas

Além de simples, a técnica também é mais barata do que o plantio de mudas (mais popular), além de mais ecológica. Ela possibilita a restauração de áreas degradadas a partir do plantio de sementes diversas. Algumas das vantagens são a facilidade de transporte da semente e a rapidez em que o plantio pode ser iniciado — logo após seu recolhimento. Isso sem falar na diversidade de sementes – de vários ciclos sucessionais , e não apenas árvores (ciclo longo).

Antes de chegar na área em que o experimento foi feito, Freire contou aos alunos um pouco mais sobre semeadura direta, veranico e o uso de hidrogel – solução que está sendo testada para os períodos de chuva. Primeiro, ela explicou um pouco sobre as diferentes técnicas para restauração, destacando que tanto o plantio de mudas quanto a semeadura são ideais para lugares que requerem uma intervenção direta – ou seja, onde não basta apenas cercar a região ou impedir a presença de agentes que impossibilitem a natureza de se recuperar por conta própria, como gado, capim, formiga, etc. Além disso, no caso da semeadura, as sementes são jogadas diretamente no solo.

Enquanto a semeadura direta pretende restaurar até mil hectares por ano, o plantio de mudas já alcança mais de 200 mil hectares. “Em comparação com outras técnicas de restauração, essa é relativamente nova e ainda está sofrendo ajustes”, contou a pesquisadora. Por isso, é preciso promover diversos testes em períodos e com tecnologias diferentes para que ela prove sua eficiência e conquiste seu espaço na área de reflorestamento. Por ser mais rápida e barata, caso se popularize, tem potencial para ampliar o trabalho de restauração ambiental.

O uso do hidrogel

Hidrogel é colocado diretamente no solo, antes das sementes

Um fator em teste nos dias de campo foi o uso do hidrogel antes e depois do veranico – período de estiagem que ocorre no meio da estação chuvosa, geralmente entre janeiro e março. “Essa é uma preocupação que temos. No caso das mudas, elas já estão grandes, então têm mais resistência ao estresse hídrico. Já a semente é mais sensível à falta de água”, explicou Freire. O hidrogel, também conhecido como chuva sólida, garante que a planta seja hidratada por um período de um a dois meses, o que diminui a necessidade de irrigação e mantém o baixo custo da técnica.

Depois de quatro experimentos bem-sucedidos, testando desde a diferença nas aplicações antes e depois do veranico até o efeito do biossólido e o uso de protetores para as sementes, outra alternativa considerada foi justamente o uso do hidrogel. “Estamos tentando encontrar a melhor janela de plantio para a semeadura direta e trazer tecnologias para tentar reduzir o dano do veranico no plantio”, informou a pesquisadora.

Freire acrescentou ainda que já foi comprovado com experimentos anteriores que o período de estiagem afeta diretamente a plantação. O foco, então, é ver que estágio ele afeta mais e se o hidrogel é uma solução suficiente.

Mais sobre o projeto

Em parceria com outras instituições, como a Rural, Embrapa promove diversas projetos de pesquisa e dias de campo

Os estudantes que se inscreveram nos dois dias de campo de fevereiro tiveram contato com várias técnicas e conceitos que envolvem as pesquisas de Freire. Esse experimento, por exemplo, é parte de um projeto com várias parcerias, incluindo a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e a instituição Caminhos da Semente. É, ainda, tema de uma monografia já finalizada e de outras duas em processo, tendo como foco a restauração ecológica e o reflorestamento da bacia hidrográfica do Rio Guandu, a partir da semeadura direta.

Até o momento, já foram realizados quatro experimentos, e estão previstos para março mais quatro dias de campo. Em abril, há a previsão de ser realizado um curso sobre o tema.

Por Liliane Bello (Embrapa Agrobiologia) e Yasmin Alves (Estagiária de Jornalismo –Embrapa Agrobiologia)

(Publicado originalmente em https://www.embrapa.br/agrobiologia/busca-de-noticias/-/noticia/78824410/semeadura-direta-e-alternativa-para-restauracao-ambiental)


Postado em 07/03/2023 - 13:34 - Atualizado em 10/03/2023 - 10:26

Últimas Notícias

Skip to content