A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) lança, no dia 21 de março, às 15 horas, o Projeto PESCANTAR, iniciativa que promove a troca de saberes entre a universidade e comunidades pesqueiras da Costa Verde e da Lagoa de Araruama. O evento ocorrerá no Salão Azul, Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, e contará com a presença de pescadoras e pescadores, entidades de apoio e fomento, mandatos parlamentares e representantes da gestão pública.
Apoiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio do programa Saberes das Águas, o projeto busca contribuir para a reconstrução da Política Nacional de Extensão Pesqueira, com a realização de atividades voltadas aos interesses dos grupos locais, como oficinas e a escuta ativa para auxiliar no acesso a direitos.
O projeto PESCANTAR é uma iniciativa do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PEPEDT/UFRRJ), coordenado pelos professores Leonardo Rocha Vidal Ramos e Lamounier Erthal Villela e pelo doutorando Edmir Amanajás Celestino, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ). A equipe interdisciplinar é composta por docentes e estudantes da UFRRJ dos cursos de Administração Pública, Agronomia, Biologia, Ciências Agrícolas, Economia, Geografia, Jornalismo e Zootecnia.
O PESCANTAR conta com financiamento do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 36/2023 – MPA/UFRRJ, estabelecido por meio de convênio entre a UFRRJ e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur).
Plenária Estadual da Pesca Artesanal do Rio de Janeiro
O projeto PESCANTAR apoia a realização da Plenária Estadual da Pesca Artesanal do Rio de Janeiro que promove quatro encontros – 10, 12, 14 e 20 de março – para debater o Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA) e suas aplicações, aprofundando-se na discussão das problemáticas dos territórios pesqueiros e na proposição de políticas públicas para o Estado.
A plenária livre incentiva a participação social e reúne pescadoras e pescadores, entidades de apoio e fomento, além de representantes da gestão pública.
O evento se constitui em duas etapas: uma virtual, nos dias 10, 12 e 14 de março, das 18 às 20 horas, cujo foco é a preparação e suporte a proposições de delegadas e delegados, e outra presencial, que acontecerá em 20 de março, das 10 às 18 horas, no Salão Azul, P1, câmpus Seropédica da UFRRJ. Na etapa presencial, serão validadas as propostas feitas virtualmente e, também, será escolhida a representação delegada do Rio de Janeiro que irá participar da Plenária Nacional da Pesca Artesanal.
Para outras informações, escreva para: pepedt@ufrrj.br
Edição: Michelle Carneiro, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).