A trajetória que começou com um jovem cruzando os portões da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em busca de um futuro melhor completou um ciclo na última quinta-feira, 21 de agosto. Agora vereador em Queimados, o egresso do curso de Letras, Luis Felipp Castelano, retornou à sua “amada Rural” não apenas como um ex-aluno, mas para firmar uma parceria para expandir o alcance de seu projeto social e levar o esporte a mais jovens de seu município.
O encontro com o chefe do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), Thiago Rosa, selou a assinatura de uma Carta de Intenção de Parceria. O documento é o primeiro passo para criar um projeto esportivo em Queimados, unindo a UFRRJ à Associação Projeto Professor Fábio Castelano, fundada por Luis Felipp em homenagem a seu falecido irmão.
Presentes no encontro, os estudantes de Educação Física Thaynnara Aparecida e Josias Ricardo, ambos moradores de Queimados, são exemplos do impacto do projeto. “Fui aluna do pré-vestibular do projeto e, através dele, consegui ingressar na universidade federal”, partilhou Thaynnara. Empolgado com a nova parceria, Josias expressou seu desejo de retribuir: “Espero conseguir ajudar outros jovens a se encontrarem por meio do esporte”.
Para Castelano, ver o ciclo se completar com os jovens de sua cidade ocupando os bancos da UFRRJ é a maior recompensa. “Isso me faz ter certeza de que essa iniciativa terá bons frutos, dando oportunidade para os alunos exercerem suas atividades através da extensão e ajudarem outros jovens do município”, afirmou. Essa visão de uma universidade que transborda seus muros é o foco do trabalho do DEL, como reforçou Thiago Rosa: “A Universidade é um ponto de transformação. Precisamos que ela alcance as crianças e os adolescentes de toda a Baixada”.
Projeto começa já na graduação
A semente dessa transformação foi plantada em 2017. “O projeto social começou no meio da minha graduação. Eu e alguns amigos nos juntamos e iniciamos um pré-vestibular com a intenção de ajudar os jovens de Queimados para, assim como eu, mudarem suas vidas através dos estudos”, relembrou o vereador.
O que começou como um movimento de estudantes ganhou corpo e, em 2021, tornou-se uma associação legalizada, expandindo suas frentes de atuação com iniciativas como a “Geladeira Literária”, que espalha cultura pelas ruas da cidade em refrigeradores antigos, transformados em obras de arte por artistas locais e recheados de livros para quem quiser ler ou doar.
Com a assinatura do acordo, a associação, que já ajudou milhares de jovens com aulas e livros, agora se prepara para fazer o mesmo com bolas e quadras. Agora o projeto entra na fase de planejamento, que começa com um diagnóstico das necessidades dos jovens de Queimados para definir as metas e o modelo das atividades. Em seguida, com o plano estruturado, o foco será a captação de recursos junto a parceiros públicos e privados para, enfim, viabilizar a implementação e levar o esporte e a cidadania para a juventude do município.
Texto João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Fotos: Giovanna Oliveira, bolsista do Previt, e João Vitor Freitas
Revisão e edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)