Egressa do curso de graduação em Direito do Instituto de Multidisciplinaridade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ), Pamela Campello, foi agraciada com o 2º lugar no Prêmio Eduardo Suplicy de Teses e Dissertações de 2025, promovido pela Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB).
A dissertação de Pamela, intitulada “Luta por direitos, fome e renda básica na pandemia: um estudo empírico a partir da Chatuba, Mesquita, Baixada Fluminense (RJ)”, foi desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação do professor Enzo Bello. A comissão julgadora do Prêmio Eduardo Suplicy destacou a excelência acadêmica, originalidade e contribuição significativa do trabalho para o campo da renda básica.
“A pesquisa é fruto de anos de estudos e incentivo à pesquisa realizados no âmbito do curso de graduação em Direito, através do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Institucional e dos Aspectos Legais das Organizações, Governo e Sociedade (DIALOGOS/DGP/CNPQ), da UFRRJ, na linha de pesquisa Direito Civil além do Judiciário (DICAJ), entre os anos de 2019 até 2022, oportunidade em que fui orientada pela professora Lívia Pitelli Zamarian Houaiss“, explica Pamela.
A cerimônia de entrega do Prêmio Eduardo Suplicy de Teses e Dissertações de 2025 ocorrerá durante o 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, em 26 de agosto, às 18h, no Cine Henfil, em Maricá/RJ.