A egressa do curso de bacharelado em Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Gabriela Fontes Mayrinck Cupertino, foi aprovada no concurso público de provas de títulos (Edital 001/ITA/2025), para o cargo de Professora do Magistério Superior do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições mais prestigiadas do Brasil e do mundo. A área de atuação do concurso era de Combustíveis Sustentáveis, tema de pesquisa em que a Gabriela desenvolve desde a graduação.
Gabriela se formou em Engenharia Florestal no ano de 2020. Logo em seguida, iniciou o seu curso de Mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a qual também seguiu o seu curso de doutorado. Em ambos, foi orientada pelo professor Ananias Francisco Dias Júnior, também egresso do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ e que atua na UFES desde 2018.
Segundo seu orientador, Gabriela sempre teve apetite para a carreira de ensino e pesquisa. Durante o mestrado, Gabriela realizou um intercâmbio sanduíche na Universidad del Córdoba, Espanha, a qual trabalhou com Rafael Luque, um dos químicos mais prestigiados do mundo. No doutorado, realizou o seu sanduíche na Ecole Centrale de Paris, França, trabalhando com Patrick Perré.
Gabriela foi aprovada em concurso público antes da obtenção do seu título de doutora, a qual foi obtido em 25/11/2025.

Com informações de Ananias F. Dias Júnior (UFES).