Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Educação popular e conhecimentos tradicionais na Universidade

Educação popular e conhecimentos tradicionais na Universidade

Saberes que se encontram

Para sensibilizar e conscientizar sobre a importância das plantas, o Jardim Botânico (JB/UFRRJ) valoriza os saberes populares e o diálogo com a comunidade em evento no Dia da Árvore, 21 de setembro. A programação diversificada aborda o cuidado com o meio ambiente e a utilização das plantas em nosso dia a dia, além de reforçar a importância de atividades de extensão que aproximem a Universidade e a população da Baixada Fluminense.

O professor do Departamento de Botânica e coordenador do JB/UFRRJ, Ivo Abraão, destaca essa aproximação como benéfica para todos os envolvidos. “Temos que começar a não apenas pensar, mas agir com o hábito de abrir as nossas portas para o entorno, trazendo atividades que sejam educadoras e de benefícios comuns. Somos um câmpus rural e temos ao nosso acesso as possiblidades de trabalhar muitos dos saberes das populações tradicionais”, pontua.

 

Além de palestras que trataram de forma direta das árvores em seus diferentes papéis, e as coleções botânicas como ferramentas estratégicas para obtenção e armazenamento de dados de biodiversidade, a programação também contemplou oficinas de confecção de quadros vivos e conhecimentos tradicionais na saúde da mulher, que trouxeram um pouco da importância ornamental e medicinal das plantas.

 

Valorização da cultura tradicional

Conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais foram compartilhados em uma oficina sobre saúde da mulher. As alunas egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC/UFRRJ) e integrantes da Rede Fitovida Baixada, Sônia Ferreira Martins e Débora Figueira, foram as responsáveis por transmitir no JB os saberes das comunidades fluminenses que fazem uso de ervas para cura. As oficinas com a Rede Fitovida e outros grupos semelhantes são cada vez mais rotineiras na Universidade.

Para a professora do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (IE/UFRRJ), Marília Campos, a importância dos conhecimentos populares no âmbito universitário é enorme. “Através deles nos reconhecemos e nos ligamos aos nossos ancestrais. Na perspectiva da agroecologia, que é uma das principais sementes do futuro da humanidade, esses conhecimentos são o coração de uma nova forma de estar no mundo e de produzir a vida”, afirma.

 A LEC foi institucionalizada como um curso regular da Rural em 2014, com o objetivo de formar docentes para atuar em escolas do campo. A graduação tem como público-alvo assentados da reforma agrária, agricultores familiares, quilombolas, caiçaras, indígenas, militantes de movimentos sociais e comunitários do campo e da cidade.

Docentes e estudantes do curso têm desenvolvido diversas ações político-pedagógicas em espaços escolares e não escolares em Seropédica e na Baixada. “Sou professora de Educação Popular, trabalhamos a partir de Paulo Freire. Portanto, as atividades com os conhecimentos populares dentro e fora da Rural estão sempre em nossa pauta de vida”, afirma Marília Campos. 

Os benefícios do resgate dos conhecimentos populares e de suas aplicações pela comunidade são enfatizados por Ivo Abraão: “Esse resgate pode resultar no acesso a recursos e materiais de forma financeiramente viável e com eficiência de uso. Ainda é uma forma prática e eficaz de trabalhar a educação ambiental, pois o conhecimento de uso gera o cuidado e proporciona a disseminação desse conhecimento, através do repasse dos saberes entre as pessoas, atingindo públicos mais distantes”.

 

 Protagonismo feminino

Além do reconhecimento e da valorização da cultura tradicional, atividades como a oficina “Saúde da Mulher: Aprendizagem sobre garrafada e outros conhecimentos tradicionais” também estimulam o protagonismo das mulheres tanto na produção de remédios fitoterápicos, quanto na difusão dos saberes populares sobre ervas e saúde. Historicamente há presença expressiva do público feminino na agricultura familiar, na agroecologia e nos ofícios de benzedeiras, raizeiras e parteiras. A sabedoria destas mulheres tem sido objeto de estudo e investigação científica.

A divulgação de informações preventivas sobre a saúde da mulher também é de grande relevância para a comunidade e para a Universidade. “Vemos que as mulheres, nos diversos espaços populares e comunitários, não conseguem ser atendidas pelo sistema público de saúde e conhecem pouco o próprio corpo. As oficinas visam trazer formas acessíveis para elas cuidarem de sua própria saúde”, pontua a professora Marília Campos.

“Hoje as mulheres compõem a maioria dos discentes da UFRRJ. Acredito ser relevante trazer informações sobre saúde voltadas para um grupo tão expressivo na comunidade acadêmica, ou para as regiões de entorno, já que o município de Seropédica apresenta padrão semelhante na proporção entre o número de homens e mulheres”, destaca o professor Ivo Abraão.

 

Conservação da biodiversidade

As populações tradicionais são essencialmente conservacionistas. A utilização das plantas medicinais para a produção de remédios valoriza o uso sustentável dos recursos naturais e, por consequência, contribui para a manutenção da biodiversidade. Resultado que está alinhado à missão do JB da UFRRJ em contribuir para a conservação da flora através de ações de educação, pesquisa e lazer.

“Cada um de nós tem um compromisso com o meio ambiente nas suas mais variadas definições. No entanto, os órgãos, instituições e espaços afins com as áreas ambientais apresentam uma responsabilidade muito maior em tratar esse tema. A extensão é um dos pilares do Jardim Botânico, de responsabilidade na prática, e essa pode ser desenvolvida, inclusive, na forma de eventos de cunho educador, social e informativo”, ressalta Ivo Abraão.

O Jardim Botânico da Universidade Rural é aberto ao público em geral, das 8 às 17 horas. Mediante agendamento, acontecem atividades como visitas guiadas e trilhas para grupos escolares e para discentes de outras universidades. Mais informações pelo telefone (21) 3787-4028 ou pelo e-mail jardimbotanico@gmail.com

 

Conheça a Rede Fitovida

A Rede Fitovida é composta por 108 grupos, presentes em 24 municípios do estado do Rio de Janeiro. São comunidades tradicionais detentoras do conhecimento de uso das plantas medicinais. Reconhecida como Ponto de Cultura, a Casa da Memória da Rede Fitovida na Baixada Fluminense está localizada no município de Belford Roxo e é aberta para visitação do público. Além da produção dos medicamentos fitoterápicos, a Casa também é local de aprendizado para jovens em idade escolar.

A Rede Fitovida participa do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) com o objetivo de catalogar o patrimônio imaterial dos saberes populares sobre a utilização das ervas e de sua relação com a saúde. O INRC é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para produzir conhecimento sobre os domínios da vida social aos quais são atribuídos sentidos e valores e que constituem marcos e referências de identidade.

Serviço

Endereço: Avenida Estrela Branca 187 – Belford Roxo/RJ.
Telefone: (21) 2761-2643
E-mail: rede.fitovida@yahoo.com.br
Portal: www.redefitovida.org.br


Postado em 27/09/2017 - 15:22 -

Últimas Notícias

Skip to content