
A iniciativa “Educação para Liberdade”, desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Cedae, alcança participantes do Replantando Vida – programa socioambiental da Cedae que alia a recuperação de áreas degradadas à ressocialização de pessoas em cumprimento de pena, oferecendo trabalho, capacitação e novas perspectivas.
A ação foi destaque em reportagem publicada nesta segunda-feira, 13/10, no Jornal Extra.
De acordo com a notícia, a iniciativa oferece aulas de português e matemática para 30 alunos, entre apenados e estudantes da Rural. O curso é realizado todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Ressocialização Chagas Freitas, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu.
A professora do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE) da UFRRJ, Adriana Costa, participa das atividades de alfabetização e foi uma das entrevistadas para a reportagem:
“Nós, professores da Rural, junto com os alunos, os licenciandos, temos aprendido muito nesse espaço, na relação com os alunos aqui da Cedae. Eles nos ensinam a ser melhores professores. E eu diria mais: a ser melhores seres humanos também, porque aprendemos a dialogar mais e a ajustar nossas aulas às necessidades reais deles”.
Para ler a notícia na íntegra, acesse: https://extra.globo.com/rio/cidades/nova-iguacu/noticia/2025/10/parceria-entre-cedae-e-rural-alcanca-pessoas-em-cumprimento-de-pena.ghtml