O ano de 2018 está chegando ao fim e, apesar das dificuldades, foi um ano muito importante para a UFRRJ em termos de realizações. Durante este ano, podemos destacar a inauguração do novo prédio da biblioteca Central, obra desejada há tanto tempo pela comunidade universitária, e a movimentação de 220 vigilantes da CBTU para a Rural, aumentado a ação da DGV dentro dos quatro campus da instituição. Além disso, no campo administrativo, demos continuidade à implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no módulo de Recursos Humanos (SIGRH) e no módulo Administrativo (Sipac), além da preparação para a entrada do módulo acadêmico (SIGAA) na graduação.
No que se refere à execução do orçamento, este ano foi bastante positivo. Na parte do custeio, as contas foram mantidas equilibradas e ainda foi possível realizar vários serviços de manutenção e reformas prediais, e de manutenção da fibra ótica. Na parte de capital, o ano foi mais positivo ainda. Com a execução do recurso ordinário somado aos recursos de emenda parlamentar e de Termo de Execução Descentralizada (TED) de vários ministérios, a UFRRJ conseguiu licitar obras de grande impacto acadêmico e de qualidade de vida para a comunidade: a reforma e ampliação do Hospital Veterinário, segunda fase da reforma e ampliação do Restaurante Universitário, os blocos da Física 1 e da Física 2 do PAP, a pavimentação de toda a entrada do P1, complementação do Hotel Universitário, a subestação elétrica dos prédios do Pitágoras e do Anexo III do ICHS e a reforma de mais banheiros dos alojamentos. Ademais, foram empenhados recursos para compras de máquinas e equipamentos, dando prioridade ao atendimento a salas de aula.
Portanto, enquanto avançamos na organização interna, e no desempenho administrativo, os futuros anos serão fundamentais para consolidarmos a qualidade dos cursos oferecidos na UFRRJ. O próximo ano testará nossa capacidade de mobilização para fortalecer a universidade pública e gratuita.
Editorial publicado na página 2 do Rural Semanal 15/2018.
Informativo disponível para download no link http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2018/12/RS_15_2018.pdf