O doutorando Jefferson Vinco, representando o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Centro de Estudos Entorno, participa da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém do Pará.
Sua presença tem como objetivo contribuir para as discussões promovidas pela Conferência, levando o conhecimento geográfico produzido na Baixada Fluminense, a partir dos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu, para o debate global sobre as mudanças climáticas.
Para Jefferson, o debate urbano precisa ser central, pois nossas cidades enfrentam desafios e impactos de diversas ordens (sociais, econômicos, ambientais e culturais), que evidenciam e aprofundam desigualdades históricas.
“A falta de acesso digno à moradia, transporte, saneamento e áreas verdes revela como o espaço urbano é produzido de forma desigual e excludente. É necessário articular ações integradas e políticas públicas voltadas à justiça social e climática, capazes de garantir o direito à cidade. Não há mais tempo para discursos vazios. É fundamental fortalecer a participação social e a pesquisa científica como caminhos para a transformação real do planeta”, conclui o pesquisador.