Manifesto dos Docentes do Instituto Multidisciplinar
Como servidores de uma Universidade Pública Federal temos compromisso com a ação transformadora da educação, com a construção de uma sociedade justa que respeita a diversidade e repudia toda e qualquer discriminação de gênero, cor, classe ou etnia.
O espaço universitário tem como pressuposto a valorização da educação inclusiva, das múltiplas manifestações do conhecimento, do pensamento crítico-reflexivo e do exercício da cidadania respeitando as individualidades e o Estado Democrático de Direito.
Nós, professoras e professores abaixo assinados, manifestamos nosso total repúdio e preocupação com os relatos envolvendo a postura de alguns profissionais responsáveis pela segurança patrimonial em nosso campus. Na última quinta-feira 04 de outubro, um desses profissionais adentrou uma sala de aula onde uma docente estava encerrando suas atividades interrompendo-a numa ação desordenada e fortemente associada a um viés político ideológico. As palavras e ofensas proferidas por este profissional, para além de ferir a autonomia da professora em sala de aula, nos coloca em alerta. Num contexto onde avança uma narrativa baseada na intolerância, hostilidade e criminalização de grupos específicos, é preciso que tomemos atitudes enérgicas frente ameaças à pluralidade e às liberdades fundamentais no âmbito do espaço universitário.
Diante do exposto, solicitamos as seguintes medidas por parte da administração da universidade:
Nova Iguaçu, 12 de outubro de 2018.
Assinam este manifesto: