A docente Camila Daniel retornou às suas pesquisas no Departamento de Ciências Administrativas e Sociais (DCAS), no câmpus Três Rios (ITR/UFRRJ), após assumir o posto de professora visitante da Columbia University, nos Estados Unidos. A professora foi selecionada pelo Institute of Latin American Studies (ILAS) da instituição estadunidense para participar do programa Edward Larocque Tinker Professorship, no segundo semestre de 2021.
Como primeira mulher negra a ser uma Tinker professor, Camila Daniel ensinou a disciplina “Race and Decolonial Dialogues” (Raça e Diálogos Decolonais). As aulas tiveram como foco compreender a América Latina a partir de intelectuais, ativistas e artistas racializados não-brancos que desmascaram o racismo latino-americano. O ponto de partida foi o conceito de “Amefricanidade”, de Lélia Gonzalez. Seus e suas estudantes tinham ascendência de países como México, Haiti, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Guatemala e Coreia do Sul.
Na Columbia University, a docente desenvolveu uma abordagem inovadora, expandindo as conexões entre a sala de aula, as experiências pessoais dela e dos/das estudantes e as múltiplas esferas da vida, como a política e a dança, essenciais na produção de conhecimento. Nesta abordagem, todos/todas ensinam enquanto aprendem e vice-versa.
Além das aulas, a professora explorou tal abordagem nos eventos que organizou. Entre eles, a 1ª Conferência Internacional de Intelectuais Negras Brasileiras, realizada em parceria com a Kilomba Collective, primeiro coletivo de mulheres negras brasileiras nos EUA e Canadá, e o 4º Encontro Brasil-Peru/ 1º Colóquio Diálogos Amefricanos, em parceria com intelectuais e ativistas negras do Brasil, Peru e Venezuela.
A professora Camila Daniel também já teve sua pesquisa “Delineando uma “política racial contrahegemônica”: um estudo sobre a solidariedade entre Negros e Latinos no arte-ativismo nos Estados Unidos” financiada pela Comissão Fulbright. O estudo foi desenvolvido quando Camila atuou como pesquisadora visitante no Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS), da Universidade de Nova Iorque (NYU), em que analisou a articulação entre negros e latinos que vivem nos Estados Unidos no enfrentamento ao racismo através do arte ativismo.
De volta ao ITR, a professora almeja expandir a internacionalização do Instituto numa perspectiva latino-americano, decolonial e anti-racista.