A professora de Geografia do Colégio Técnico (CTUR/UFRRJ), Regina Cohen Barros, está matriculada na primeira turma do curso de Pós-Graduação lato sensu “Especialização em Metodologias do Ensino de Geografia”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant (IBC).
O IBC tem mais de 100 anos de experiência em educação inclusiva, sendo referência mundial em pesquisa e produção de material didático especializado para pessoas com deficiência visual. Com este curso de especialização, o IBC reforça sua missão em um contexto em que se faz cada vez mais necessário capacitar e preparar os profissionais para a promoção de uma educação mais inclusiva.
Sobre o curso, Regina declara que “tem sido uma experiência transformadora da minha atuação docente e de muito aprendizado”. A docente ainda destaca que via como essencial ingressar no universo da inclusão. “No percurso formativo do curso, as disciplinas ofertadas permitem aprender sistema Braille e a produção de material didático especializado na área de Geografia para deficiência visual”, explica. A docente deverá apresentar, ao final do curso, uma monografia no âmbito da elaboração de materiais didáticos para Geografia.
“Já posso perceber o quanto essa formação poderá me ajudar a contribuir com uma educação cada vez mais inclusiva na deficiência visual no CTUR e no município de Seropédica”, finaliza a professora.
Destaque importante neste contexto é que hoje, dia 13 de dezembro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data foi criada em 1961, com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades específicas desta parcela da população. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Para conhecer um pouco mais do IBC e do curso de especialização, acesse https://www.gov.br/ibc/pt-br/assuntos/noticias/um-sonho-realizado