A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) María del Carmen Villarreal Villamar, em parceria com a pesquisadora Adriana Braz-Montenegro, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Equador), assinam o artigo Migration Governance, publicado na Oxford Research Encyclopedia of International Studies.
O texto propõe uma análise abrangente sobre o conceito de governança e, em especial, da governança das migrações, abordando suas origens, evolução histórica e os principais enfoques tradicionais e críticos que moldaram essa abordagem ao longo do tempo.
A partir de uma metodologia baseada na revisão da literatura especializada, análise documental e de dados oficiais, o estudo examina como a governança migratória tem se desenvolvido em diferentes contextos regionais — África, Ásia, Europa e América Latina — e aponta as perspectivas futuras para essa temática.
Os resultados indicam que os referenciais analíticos aplicados à governança migratória não precisam ser uniformes ou monolíticos, pois se trata de um conceito em constante disputa, capaz de incorporar resistências e promover alternativas.
“Essa abordagem revela uma compreensão mais complexa das dinâmicas de poder envolvidas, ressaltando o potencial para práticas de governança mais inclusivas, diversas e sensíveis às realidades regionais”, explica María.
Para ler o texto completo, acesse: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190846626.013.882
Edição: Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).