Maciel Barcelos, docente do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), participará do seminário internacional Diálogos sobre os usos e apropriações dos resultados das avaliações em larga escala na Educação na América Latina, de 1 a 3 de outubro de 2025.
Trata-se de um seminário organizado pelo Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – Proteoria, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes).
O objetivo do evento é promover diálogos entre professores especialistas na área da Educação e da Avaliação em Larga Escala, na América Latina, e representantes da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, visando fortalecer discussões, reflexões e práticas relacionadas às políticas educacionais de avaliação.
Na ocasião, o docente irá contribuir para uma mesa sobre o tema Panorama das avaliações em larga escala no ES/Brasil, MT/Brasil, RJ/Brasil, Chile e Argentina, com pesquisadores da Ufes, UFMT, UNLPam/Argentina e USACH/Chile, no dia 1/10, apresentando e discutindo os métodos avaliativos em larga escala do estado do Rio de Janeiro.