O professor Rodrigo Lema Del Rio Martins, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (ProEF), foi nomeado para compor o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Ministério do Esporte (MEsp) para tratar da formulação de uma política pública para a Transição e a Dupla Carreira Esportiva.
Esse GT do MEsp reúne diversos especialistas para debater e propor diretrizes que possam colaborar com jovens em idade escolar que conciliam suas atividades de estudo com a prática desportiva de alto rendimento, bem como pensar estratégias de apoio aos ex-atletas quando encerram suas carreiras.
Rodrigo explica que a formulação de uma política pública com esse caráter é fundamental para guiar as ações governamentais em favor dos estudantes-atletas, que acabam por ter que dedicar muito tempo e empenho nas suas rotinas diárias para se manterem em alto nível nas modalidades esportivas que praticam, sem com isso abdicarem da formação acadêmica na educação básica e/ou no ensino superior. “Nas olímpiadas de Paris, em 2024, ficou muito evidente o caso da skatista Rayssa Leal, que após conquistar a medalha de bronze, disse em diversas entrevistas da sua preocupação em estudar para a prova de matemática, pois, ao voltar para o Brasil, precisa recuperar os conteúdos ministrados e as avaliações aplicadas no período que se ausentou da escola para estar na França competindo”, relata o docente.
Uma outra vertente importante dessa formulação deve-se ao fato de que a grande maioria dos atletas tem uma ciclo de vida muito curto no esporte. “O alto rendimento exige um tipo de desempenho físico comum a jovens adultos, forçando uma aposentadoria na carreira de desportista. Portanto, é necessário que o país ofereça condições para que adultos em idade economicamente ativa consigam mudar para outras carreiras profissionais de modo que se mantenha financeiramente”, explica Rodrigo.
Outros países europeus e os Estados Unidos já possuem políticas estabelecidas para atenderem a essas questões relacionadas a Dupla Carreira Esporte-Educação e outras focadas na Transição da Carreira de Desportista para outras atividades laborais. Essas experiências internacionais alinhadas com os estudos desenvolvidos no Brasil por essa equipe de especialistas convidas pelo MEsp servirão de base para os trabalhos a serem desenvolvidos por GT do qual o professor Rodrigo Lema Del Rio Martins faz parte.