Nesta semana foi lançado o livro “Entre críticas e soluções: Políticas Públicas e as Violências contra Mulheres” (Atena Editora), organizado por Vinicius Ferreira, professor do curso de graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O livro contém cinco capítulos que tratam da conjuntura de violências contra mulheres e os contextos de políticas públicas atrelados. Os capítulos são derivados de dissertações de mestrado defendidas no PPGDT e que fazem parte do grupo de pesquisa Observatório da Violência Feminicida.
Os capítulos são:
1) “As marcas violentas no território: como o feminicídio opera na Baixada Fluminense”, de Evelyn Pereira Rodrigues;
2) “Redes de enfrentamento à violência doméstica na cidade do Rio de Janeiro: entre as dinâmicas institucionais e fragilidades sociopolíticas”, de Samara Helena Quintas da Silva;
3) “As redes de enfrentamento à violência contra a mulher no município do Rio de Janeiro: uma análise estrutural”, de Samara Ruzza Som Luciano;
4) “Da ‘caça à bruxas’ ao feminicídio: a reinvenção da misoginia”, de Sandra Maria Pinheiro Ornellas e;
5) “Uma análise institucional da política de enfrentamento à violência contra a mulher em um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ)”, de Isabelle Sampaio de Araújo.
A publicação conta com prefácio de Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, professora do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenadora do PPGDT, e posfácio de Érica de Aquino Paes, também professora do Departamento de Ciências Jurídicas.
O livro pode ser acessado gratuitamente no link https://doi.org/10.22533/at.ed.904252910
Divulgação PPGDT/UFRRJ.