O estudante Rodrigo Machado Liscano, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEQ/UFRRJ), recebeu, na quarta-feira, 10 de dezembro, o Prêmio Crea-RJ pelo trabalho “Utilização de partículas de polihidroxibutirato tratadas com plasma no desempenho de filmes de amido termoplástico”.
A pesquisa foi desenvolvida sob orientação das docentes Roberta Helena Mendonça e Daniele Cruz Bastos, com participação da professora Renata Antuom Simão, no âmbito de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e apresenta foco no desenvolvimento de materiais poliméricos biodegradáveis com aplicação ambiental.
O estudo utilizou tratamento a plasma de ar atmosférico para modificar partículas de PHB, visando melhorar sua compatibilidade com amido termoplástico (TPS). Os resultados indicaram avanços na miscibilidade entre os polímeros, melhorias na morfologia e alterações nas propriedades mecânicas dos filmes, resultando em materiais mais flexíveis e com maior capacidade de deformação, além de mudanças na hidrofilicidade.
À cerimônia do XIII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos compareceram a docente Roberta Helena Mendonça, orientadora do trabalho e chefe do Departamento de Engenharia Química da UFRRJ, e o vice-diretor do Instituto de Tecnologia da UFRRJ, Gilvan Debonas.


A premiação reforça a relevância da pesquisa desenvolvida no DEQ/UFRRJ e o papel da universidade pública na promoção de inovação com foco em sustentabilidade.
A iniciativa do prêmio é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Para saber mais sobre a premiação, acesse: https://www.crea-rj.org.br/premiocrea/
Com informações de Roberta Helena Mendonça (UFRRJ).