Uli Campos Leal (*)
O último sábado, 21/9, não foi de sol, mas isso não atrapalhou as equipes inscritas para a gincana do World Cleanup (Dia Mundial da Limpeza). Pela primeira vez, a cidade Seropédica recepcionou o evento organizado pelo Projeto de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xávier em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e a Prefeitura de Seropédica. Desde 2011, várias cidades do Brasil e do mundo participam da ação.
Com a intenção de ser algo divertido para os participantes, os organizadores decidiram fazer da coleta uma grande gincana. Ao todo foram sete grupos na competição, cada um composto por até 15 integrantes, que deveriam recolher durante duas horas a maior quantidade de lixo possível nas ruas de Seropédica. Além dos participantes, havia fiscais do projeto Guarda Compartilhada, que acompanhavam os inscritos, e recolhiam bitucas de cigarros. No final da gincana, foram coletados 772 kg de lixo das ruas. O grupo vencedor foi o Curió de Paracambi, que coletou 120 kg de resíduos. O time campeão ganhou um passeio ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) em Teresópolis, Rio de Janeiro.
A professora do Departamento de Geografia (IA/UFRRJ) e organizadora da ação, Karine Vargas, disse em entrevista que o objetivo da coleta é conscientizar a população sobre a quantidade de lixo sólido espalhado nas ruas. “O objetivo social é mostrar para a população o quanto nós, sociedade, produzimos de lixo, e que por falta de educação ambiental as pessoas não têm a conscientização de depositar os resíduos no lugar adequado”, explicou.
Evelyn Liberato, professora nos municípios de Paracambi e Seropédica, era da equipe Limpeza Cidadã. A moradora de Seropédica destacou a importância de ações de conscientização sobre o lixo depositado irregularmente nas ruas. “Quando a gente coloca a mão na massa, e vê a quantidade de lixo produzido, isso vira uma reflexão muito bacana para em nós adultos e para as crianças”, ressaltou.
Moradora de Seropédica, a professora Ana Carolina Vieira destaca a importância de estimular nas crianças o dever de preservação ambiental. “Eu acho que a importância desse tipo de atividade é conscientizar e despertar as pessoas para esse lado ambiental, manter a cidade limpa, que é responsabilidade de cada um. Desde criança, a gente (adultos) precisa incentivá-las (as crianças) e informá-las sobre a necessidade de deixar o nosso ambiente limpo.
A estudante de Letras da UFRRJ Nicoly Benevides acredita que o evento pode ser visto como porta de entrada para debates de conservação ambiental. “A mudança precisa ser cultural, porque precisamos entender que a natureza faz parte da gente, e que precisamos dela para viver”, argumentou.
“A quantidade de resíduos que os grupos estão coletando nas ruas mostra que as pessoas jogam lixo no chão. A gente tem a coleta regular que sempre passa nas mesmas horas e dias da semana”, disse a subsecretária de Ambiente e Agronegócio de Seropédica Flávia Coutinho. Ela também exaltou a parceria entre a UFRRJ e Prefeitura de Seropédica no dia do evento.
Sobre uma ação futura, a professora Karine Vargas é otimista. “Esperamos que este projeto seja realizado nos próximos anos, que cresça e tenha mais líderes”, disse. “A coleta poderia ser realizada nos outros quilõmetros O problema do lixo em toda Baixada Fluminense é enorme”, finalizou.
No dia 21, também havia um estande para descarte disponível para as pessoas interessadas em descartar lixo eletrônico de maneira adequada. A iniciativa foi uma parceria do Rotary Volta Redonda com a Coordenação de Logística Sustentável da UFRRJ (Colosus).
Sobre a data
O World Cleanup, como é conhecido internacionalmente, começou em 2008 na Estônia, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil o movimento começou em 2011, através do Instituto Limpa Brasil Let’s do It! e conta com a mobilização nacional por meio do Instituto e do Projeto Teoria Verde.
Mais informações no site oficial do Limpa Brasil .
Comunicação Proext*