Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Dia de Luto e de Luta: mulheres instauram momento histórico na Universidade
Dia de Luto e de Luta: mulheres instauram momento histórico na Universidade
Coletivo de Mulheres Negras durante intervenção no Restaurante Universitário (Foto: Letycia Nascimento)
Dia 27 de abril, uma quarta-feira que certamente ficou marcada na história da UFRRJ. “Me avisa quando chegar”, esse foi o movimento feminista que, há menos de um mês, tomou conta da Universidade e ganhou dimensões extraordinárias. Mobilização que motivou mulheres de toda Rural a lutarem contra a violência no câmpus e pelo reconhecimento de seus direitos. Não foi a toa que lhes fora concedidas um dia inteiro de programações. Intitulado como “Dia de Luto e de Luta” o que aconteceu na última quarta não será esquecido. A ação foi aprovada tanto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) quanto pelo Conselho Universitário (Consu), nos dias 19 e 20 de abril respectivamente. Assim, as atividades em salas de aula foram suspensas para que todos pudessem participar da programação proposta.
Inúmeras atividades invadiram os câmpus de Seropédica, de Nova Iguaçu e de Três Rios. Rodas de conversas, discussões, debates, um espaço exclusivo para homens, oficinas de entretenimento e até mesmo uma celebração marcaram a quarta-feira (27). Os eventos começaram logo cedo, às 08h e estenderam-se até às 22h. Um dia cheio. Cheio de programação, de conscientização, de resistência, de empoderamento, de liberdade e claro, de luta. Professores e alunos ocuparam os espaços da programação, o que trouxe um número considerável de pessoas em todos os horários.
“Violência à mulher: da denúncia a acolhida”, “Direitos das mulheres, Estatuto da Mulher Casada e lei Maria da Penha”, “O papel da mulher na pesquisa e nas agrárias”, “Luta contra violência de gênero e racismo”, “O machismo por trás do golpe”. Estes foram alguns dos temas abordados e discutidos durante todo o dia. Debates que tiveram o objetivo de sensibilizar e trazer à reflexão sobre a posição da mulher na sociedade.
Em nosso álbum no Facebook é possível conferir como estava os diversos locais em que a vasta programação foi realizada. Confira.