O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), em parceria com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), promoveram, na última terça-feira (28), o “Dia de Campo Variedades RB”. O evento, realizado no campo experimental da Coagro, em Campos dos Goytacazes, reuniu 106 participantes, incluindo produtores rurais, empresários, políticos, secretários de agricultura, pesquisadores, técnicos e estudantes, provenientes de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro.
A abertura do evento teve a presença do presidente da Coagro, Frederico Paes, do presidente da Asflucan, Tito Inojosa, do diretor financeiro da Coagro, Paulo Bastos, dos secretários de Agricultura de Campos dos Goytacazes e de São Francisco de Itabapoana, Almy Júnior e Enaldo Vieira, respectivamente, do Coordenador do PMGCA da UFRRJ, Willian Pereira, e do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues. Juntos, eles enfatizaram a importância do evento para o setor sucroenergético e, ainda, o papel crucial das parcerias entre instituições para impulsionar o desenvolvimento agrícola.
Após a cerimônia de abertura, os participantes tiveram a oportunidade de explorar de perto as variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pela Ridesa, que estão atualmente em fase de experimentação e multiplicação na Coagro. Um circuito foi organizado, no qual os pesquisadores do PMGCA/Ridesa/UFRRJ Jair Felipe, Josil de Barros, Tamys Fernandes e Paulo Henrique Borgati guiaram os participantes, apresentando as principais características de 48 variedades RB de cana-de-açúcar em estudo.
O evento foi considerado um sucesso pelos participantes, que destacaram a relevância das informações compartilhadas e a oportunidade de estabelecerem contatos importantes no setor.
O presidente da Coagro, Frederico Paes, ficou muito satisfeito com o encontro: “O Dia de Campo Variedades RB foi uma oportunidade única para unir conhecimento científico e prático, promovendo avanços significativos para o setor sucroenergético no Rio de Janeiro”.
O sucesso do evento reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de pesquisa, associações e cooperativas para impulsionar a inovação e o desenvolvimento no agronegócio. O Dia de Campo Variedades RB não apenas apresentou avanços promissores na cana-de-açúcar, mas também abriu caminho para futuras colaborações que continuarão impulsionando o setor sucroenergético no estado.
Texto e fotos: Willian Pereira (em colaboração com a Coordenadoria de Comunicação Social)
Veja aqui imagens do que foi o “Dia de Campo Variedades RB”