Aulas Inaugurais marcam oficialmente a abertura do período letivo 2020.1 da UFRRJ
Um novo ano letivo começou e sentimentos de euforia e expectativa já são percebidos no ambiente universitário. Nesse período, calouros de 50 cursos da graduação receberam as boas-vindas ao universo da centenária Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro por meio de veteranos, professores e Pró-Reitorias.
As recepções foram realizadas nesta segunda-feira (09), terça-feira (10) e quarta-feira (11) nos câmpus Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios, respectivamente. O evento oficial destinado aos recém-chegados foi organizado pela Administração Central e reuniu a Comunidade Acadêmica para o primeiro contato institucional da Universidade com os calouros.
Recepção motivacional
No câmpus Seropédica, a Aula Inaugural aconteceu às 14h e às 18h, no Anfiteatro Gustavo Dutra. No período da tarde, a mesa diretora da inauguração foi composta pelo Pró-reitor de Graduação (Prograd), Joecildo Francisco Rocha, pelo Pró-reitor Adjunto de Graduação, Edson de Souza, e também pelo Pró-reitor de Extensão (Proext), Roberto Carlos Costa Lelis. E nada melhor do que falar sobre a existência do Centro de Arte e Cultura (CAC) e do Coral da Rural, vinculados a Proext, contando com uma atração musical feita por alunos especialmente para o momento. Livia Oliveira, de Geologia, na voz, e Raul Rodrigues, de Agronomia, na voz e violão, abriram e abrilhantaram a cerimônia.
Na introdução, Joecildo Rocha, saudou primeiramente a plateia composta por chefias, coordenações de curso, departamentos, professores, alunos antigos e, principalmente, os ingressantes. E fez um retrospecto atual do cenário político brasileiro, para a partir dali, destacar a importância da formação acadêmica atrelada à necessidade de uma cidadania coletiva.
“Que esta passagem que vocês farão aqui na universidade promova uma formação cidadã que garanta este espaço público e de qualidade. Vocês possam transformar essa conquista de hoje, daqui a 4 ou 5 anos, em uma vitória com olhar para a sociedade. Um olhar transformador em defesa da sociedade. ”, discursou o pró-reitor de Graduação.
Cheio de entusiasmo, Edson de Souza, pró-reitor adjunto de Graduação, proferiu com familiaridade no local que conhece desde a sua juventude. Ao narrar sua trajetória na Universidade como aluno e ter tido contato com ‘DNA ruralino’, os provocou a refletir sobre qual o verdadeiro propósito de suas vidas.
Pois para ele, todos naquele auditório repleto de estudantes já teriam um propósito para vivenciar um ciclo na universidade. “Vocês irão impactar a vida das outras pessoas também. Você não é chamado a ser tão somente um expectador, você é chamado a ser um ator. Alguém que atua e impacta a vida dos outros. E será naturalmente, para a grande maioria de vocês, a melhor fase de suas vidas. Aproveitem porque passa muito rápido.”, completou.
Na visão do pró-reitor de Extensão, Roberto Lelis, o percurso como estudante requer participação ativa para aproveitar oportunidades e projetos e, acima de tudo, amadurecimento. O primeiro passo para pertencer a este local já foi dado. Mas ao citar a poetisa goiana, Cora Coralina, Lelis resumiu: “O mais importante é decidir. ”
por Isabella Cabral, bolsista de comunicação da Prograd (sob supervisão do jornalista Cleiton Bezerra)