Pesquisas destacam conflitos ambientais, memória coletiva e desafios da educação inclusiva na Baixada Fluminense

Realizado em 11 de novembro de 2025, no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), câmpus Nova Iguaçu, o segundo dia da Reunião Anual de Iniciação Científica 2025 (RAIC) foi marcado por apresentações centradas nas Ciências Humanas, com foco em estudos sobre território, identidade, educação e inclusão. Os trabalhos abordaram especialização produtiva regional, instrumentos de transformação territorial e conflitos socioambientais na Amazônia.
As discussões avançaram sobre cultura, memória coletiva e representações identitárias, com destaque para pesquisas relacionadas às relações raciais e à ocupação da Baixada Fluminense. A educação também ocupou lugar significativo na programação, com análises sobre inclusão de jovens com deficiência no ensino técnico, acessibilidade educacional e parcerias entre escolas e serviços públicos.
As atividades da tarde ampliaram o debate para temas de gestão ambiental, infraestrutura urbana e impactos sociais do desenvolvimento regional. O conjunto das pesquisas reforçou a importância da análise crítica do território e da valorização das narrativas locais na construção de políticas públicas.







































Texto: Leonardo Henrique Grenha dos Santos, estudante de Pedagogia, câmpus Nova Iguaçu.
Fotos: Gabriella Lacerda, Luiza Arantes, Glayce Kelly Oliveira eAna Carolina Vieira.
Revisão e publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.