Nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, o Prédio Principal (P1) do câmpus Seropédica serviu como palco de abertura para a IV Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (IV Raic), que trouxe este ano uma proposta de interlocuções entre ciência e sociedade. A Raic compreende a XXVI Jornada de Iniciação Científica e a IV Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, somando 869 trabalhos.
O encontro aconteceu no auditório Gustavo Dutra. A mesa foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Roberto Lelis; pela pró-reitora de Assuntos Financeiros, Nidia Majerowicz; pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Leonardo de Gil Torres; pela pró-reitora de Extensão, Katherine Comedouros; pelo professor e coordenador institucional de iniciação científica, Sérgio Valente e pelo coordenador da IV Raic, Arthur Corval.
A primeira semana da IV Raic traz os estudos da jornada de iniciação científica e conta com 645 trabalhos expostos. Katherine Comedouros relembra seu início de carreira por meio da iniciação científica e ressalta que o projeto é um divisor de águas.
– A iniciação científica me deu uma base muito grande para fazer o que eu faço hoje. Essa diferença entre os alunos que optam pela pesquisa e extensão para os que apenas frequentam as aulas leva muitos deles para a carreira acadêmica – afirmou a pró-reitora.
Algumas especificidades marcaram o evento. Para falar de um dos desafios da interlocução entre ciência e sociedade, Octavio Augusto França Presgrave, do Departamento de Farmacologia e Toxicologia do INCQS e Fiocruz, foi convidado para debater sobre os testes em animais. O palestrante levantou a questão sobre testes em animais e apontou novas perspectivas frente ao senso comum.
Para Sérgio Valente, o principal desafio da Raic é estimular os alunos a ter a maior participação possível. A dificuldade está em fazer o aluno conciliar os horários, ele deve se dividir entre participar do evento e continuar suas atividades eventuais, pois não há suspensão de aulas.
– Se a gente conseguir uma participação boa dos estudantes, com bastante debate e garantir que tudo seja avaliado, então atingimos o principal objetivo – conclui o coordenador.
A IV Raic da UFRRJ acontece entre os dias 12 e 22 de setembro. De 12 a 18 de setembro são expostos os trabalhos da jornada de Iniciação Científica e, entre os dias 18 e 22 de setembro, os trabalhos da Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação.
O evento ocorre nos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios; este último participará da Raic pela primeira vez este ano, onde os trabalhos serão expostos apenas no dia 15.
Para mais informações sobre a programação, visite http://portal.ufrrj.br/eventos/iv-reuniao-anual-de-iniciacao-cientifica-da-ufrrj/
Por Nathália Barros/CCS
Fotos: Thaís Melo/CCS