A manhã fria e nublada desta terça-feira, 1º de julho, não diminuiu o calor da recepção no campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em um encontro que ultrapassou o esporte, a universidade acolheu estudantes-atletas da Universidade do Tennessee, participantes do programa VOLeaders Academy, para um dia de imersão, aprendizado e troca cultural. O evento marcou um momento simbólico: o retorno do programa ao Brasil, uma década após sua primeira edição internacional, realizada no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Liderados por Thiago Rosa, Chefe do Departamento de Esporte e Lazer (DEL), os jovens estadunidenses, que representam a elite de 20 modalidades esportivas do Tennessee, foram guiados por uma jornada que revelou a alma da universidade brasileira. O objetivo da visita ia além de conhecer instalações; era sobre conectar mundos, compartilhar paixões e fortalecer a missão do VOLeaders: formar líderes que usam o esporte como ferramenta para a transformação social.
Anunciado em 2015, o programa da Universidade do Tennessee busca lapidar seus atletas para que suas influências ultrapassem o sucesso pessoal nas competições. Através de cursos, retiros e um intercâmbio cultural de dez dias, a academia VOLeaders os desafia a aplicar seus talentos em serviço comunitário e engajamento social. O retorno ao Brasil, depois de um ciclo de dez anos, traz uma nova geração para o país que foi o berço de sua primeira jornada.
A experiência na Rural começou com um tour pelo coração do campus. Ao passarem pelo Pavilhão Central (P1), os visitantes tiveram uma grata surpresa: as portas abertas do Auditório Gustavo Dutra, o “Gustavão”, revelaram uma aula de dança em pleno andamento, uma cena vibrante que ofereceu um vislumbre espontâneo da vida cultural universitária. Em meio ao verde do campus, um encontro singular: uma solitária capivara, indiferente ao grupo, tornou-se um registro autêntico.
No ginásio esportivo, o intercâmbio se aprofundou. Com a mediação de Renata Siqueira, presidente do Instituto Gol Girls, a conversa fluiu. A professora Eliza Prodel, do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD), detalhou a estrutura e a filosofia do curso de Educação Física no Brasil, gerando um diálogo sobre as diferenças e semelhanças entre os sistemas universitários e esportivos dos dois países. Um a um, os atletas do VOLeaders se apresentaram, compartilhando suas trajetórias. “Foi uma experiência única conhecer a UFRRJ”, resumiu o nadador Aidan Crisci, estudante de Engenharia Aeroespacial, ecoando o sentimento do grupo.
A visita à Rural serviu como uma poderosa síntese das experiências vividas pelo grupo no Brasil. Em entrevista exclusiva concedida à Coordenação de Comunicação Social da UFRRJ o nadador Aidan Crisci, estudante de engenharia aeroespacial, reforçou suas convicções sobre o propósito do esporte. “Fiquei muito impressionado com a forma como o esporte foi usado como ferramenta em muitas das organizações que visitamos para unir as comunidades,” compartilhou o atleta. “Ficou evidente a alegria que a simples prática esportiva proporcionava às pessoas, mesmo com recursos tão diferentes.” A observação de Aidan captura a essência da missão do VOLeaders: testemunhar e compreender como a paixão pelo jogo pode transcender barreiras materiais, tornando-se uma fonte pura de alegria e um forte elo comunitário.
O ápice do encontro foi movido a música e a ginga. O professor Marciel Lano (DEFD) conduziu uma aula de capoeira que se transformou em uma celebração. Com a ajuda de alunos da UFRRJ que faziam a tradução simultânea, os atletas do Tennessee aprenderam os movimentos básicos – a ginga, a esquiva, os golpes. Logo depois, ao som pulsante do atabaque e do pandeiro, formou-se a roda. Em uma troca amistosa e cheia de sorrisos, os jovens atletas entraram no ritmo, experimentando na prática a energia contagiante da luta-dança afro-brasileira.
Ao final, próximo do encerramento da visita, um gesto selou o espírito do dia. A remadora Stella Mirković, em nome de todos os colegas, agradeceu a recepção calorosa e entregou a Thiago Rosa o bastão simbólico do VOLeaders. Nele, três palavras gravadas resumem a essência do projeto: Educate (Educar), Empower (Empoderar) e Engage (Envolver). Mais do que um objeto, o bastão representava a passagem de conhecimento, o fortalecimento mútuo e o engajamento construído naquela manhã, uma ponte sólida entre Tennessee e Seropédica, unidas pelo poder universal do esporte.
Imagem e texto: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Comunicação da Prograd/CCS