Eventos reúnem estudantes e pesquisadores nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios; programação está disponível no site oficial e vem sendo atualizada

A Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e a Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) terão início na próxima segunda-feira (10) e seguem até o dia 14, reunindo estudantes, professores e pesquisadores dos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
O evento, que compreende a Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (SePTI), busca promover a troca de experiências e a divulgação das pesquisas desenvolvidas na universidade. A programação completa está disponível no site oficial do evento e vem sendo atualizada progressivamente.
Neste ano, o tema central é “Justiça Climática: por um mundo mais sustentável, justo e igualitário”, e propõe um debate alinhado às discussões internacionais sobre o clima, em especial às que serão retomadas na próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), no Brasil.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, professor José Luis Luque, os eventos representam um dos momentos mais significativos da vida acadêmica da instituição.
“A RAIC & RAIDTec é um dos momentos mais significativos da nossa universidade, porque evidencia a força do protagonismo estudantil e o compromisso dos nossos grupos de pesquisa com a produção de conhecimento voltada ao bem comum. A escolha do tema reafirma a responsabilidade da UFRRJ com a ciência sensível às desigualdades, aos territórios e ao futuro. Convido toda a comunidade a participar, debater e apoiar nossas jovens pesquisadoras e pesquisadores, que representam a energia viva da transformação científica e social que desejamos construir”, afirmou.
A coordenadora da RAIC & RAIDTec professora Daniela Cosentino, destaca que o evento traz novidades nesta edição. “Esse ano temos algumas novidades. A primeira é o lançamento da nossa logo, que será apresentada oficialmente na cerimônia de abertura. Quem estiver presente vai ganhar um botton com a logo. A segunda novidade é que a participação nas palestras vai contar como atividade complementar. Além disso, temos um número recorde de submissões. Foram 1.023 resumos distribuídos pelas diferentes áreas de conhecimento, em três câmpus da UFRRJ. Esperamos que a comunidade ruralina participe das palestras e aproveite as apresentações para divulgar seus projetos e construir novas colaborações”, disse.
A RAIC e a RAIDTec têm como objetivo assegurar espaço para a apresentação e a discussão de trabalhos de iniciação científica, inovação e desenvolvimento tecnológico, artísticos e culturais desenvolvidos na UFRRJ. São contemplados projetos apoiados por bolsas do CNPq, Faperj, Embrapa, Petrobras e outras instituições, além do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV).
As inscrições seguem abertas até segunda-feira (10), pelo site do evento.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Imagem: Divulgação/RAIC & RAIDTec