No dia 10/04, a equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRRJ (Cotic) promoveu um treinamento a integrantes da rede de instituições cooperadas do SIG.
Na ocasião, a equipe técnica da Cotic/UFRRJ apresentou o módulo “Gerenciamento de Salas”, desenvolvido pela equipe como uma extensão ao SIGAA, com o objetivo de oferecer novas possibilidades de gestão às instituições parceiras.
A apresentação técnica do módulo abordou a necessidade de um sistema centralizado para otimizar a alocação de espaços para aulas na Universidade, destacando os desafios da comunicação entre departamentos que, muitas vezes estão fisicamente distantes, e enfrentando a gestão descentralizada.
Na videoconferência, Thiago Andrade, coordenador da Cotic/UFRRJ, iniciou a discussão, seguido por Camila Cristina Gomes e Luis Felipe Américo, analista e técnico de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento da UFRRJ, respectivamente. Eles detalharam como se procedeu o desenvolvimento do módulo, como deve ser realizada a implementação do sistema para a instituição que quiser adotá-lo e as regras de permissões necessárias para seu uso.
No decorrer da apresentação, os demais integrantes da equipe do SIGAA, Larissa de Medeiros Torres e Janeffer Chaves Antunes, analistas de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento da UFRRJ, contribuíram via chat no esclarecimento de dúvidas enviadas pelos espectadores.
O módulo foi projetado, primordialmente, para permitir que diretores de institutos aloquem turmas de maneira mais eficiente, utilizando critérios como códigos de disciplinas e horários, além de oferecer um manual atualizado para auxiliar os usuários.
No treinamento, representantes de diferentes instituições demonstraram interesse no módulo, participando ativamente na conversa, sugerindo adaptações e melhorias no sistema, enfatizando a colaboração entre as universidades.
A equipe SIGAA esclareceu que, por enquanto, o sistema é voltado apenas para turmas de graduação, mas que a modelagem para a pós-graduação já está pronta para futuras evoluções do módulo.
Também foi apontada, como sugestão de aprimoramento, a possibilidade de criação de uma lista de turmas alocadas e um mapa de alocação para facilitar a visualização das salas disponíveis.
A Cotic/UFRRJ já disponibilizou o código e o manual do módulo para que as instituições parceiras possam realizar seus testes e eventuais adaptações locais.