Com a ação, os PPGs da Universidade vão poder aderir à prova unificada e padronizar as aplicações.
A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), ficará responsável por oferecer as provas de proficiência linguística para 17 programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade. A iniciativa veio a partir da colaboração entre a Corin e o programa Idioma sem Fronteiras (IsF), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que já oferece cursos de línguas estrangeiras na UFRRJ. A ideia é aproveitar os professores de inglês e de espanhol, por já atuarem pelo IsF, para auxiliar a Corin nesta nova etapa, apontando para a importância da integração entre a pós e a internacionalização da UFRRJ.
É um ato inédito no âmbito da UFRRJ, visto que a universidade ainda não havia estabelecido uma prova única aplicada para todas as pós-graduações. A iniciativa da Corin vem como resolução desse entrave. Os alunos de pós-graduação precisam fazer uma prova de proficiência logo ao ingressar no curso, como uma das etapas de seleção, ou depois, para conseguir o diploma da pós-graduação. Por isso, a Corin, com a colaboração do IsF, formularam essa medida de aplicação de provas de proficiência linguística de forma unificada para impactar todos os cursos de pós-graduação da Universidade.
“A aplicação da prova de proficiência é muitas vezes considerada um problema pelos programas de pós-graduação. Atualmente, cada programa de pós-graduação realiza a sua prova de proficiência. Isso significa que cada programa tem que ter um professor ou uma banca de professores que irão formular, aplicar e corrigir essa prova. Mesmo nos departamentos que não têm afinidades com a área de idiomas. Isso sobrecarrega a coordenação de pós-graduação e o corpo docente de cada programa”, destacou Julia Hauck, vice-coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRRJ, que está coordenando a ação.
Até o último edital lançado (003/2024 – CORIN/PROPPG/UFRRJ), o número de cursos de pós-graduação da UFRRJ que aderiram à prova chegou a 17 do total de 39. Julia Hauck também conta que o edital para a seleção de alunos que estejam interessados em fazer a prova foi publicado hoje (19/07). Os locais de aplicação das provas devem ser definidos ao longo dos próximos editais e todas as etapas contarão com a atuação dos docentes Anderson Gomes e Renato Vazquez, coordenadores responsáveis pela elaboração e correção, respectivamente, da língua inglesa e espanhola.
O exame será baseado no marco europeu de dificuldade em provas de proficiência linguística, que vai da dificuldade A1 até C2. O nível da prova será B1, por se tratar somente de leitura e interpretação dos textos. O objetivo geral da prova é avaliar a competência do aluno em entender textos científicos internacionais, comumente exigidos na hora de pesquisar determinado assunto mais profundamente.
Agora em colaboração entre a Corin, os coordenadores de pós-graduação inscritos no edital 003/2024 e o IsF pretendem expandir ainda mais o número de PPGs que utilizam a prova de proficiência linguística via Corin. Com isso, simplificar todo o processo de aprendizado e de desenvolvimento da pós-graduação na Universidade e estabelecer um padrão dentro da instituição.
Serviço
Fique atento à página da CORIN para ter acesso aos próximos editais: https://institucional.ufrrj.br/corin/
Texto: Matheus Mendonça, bolsista de Jornalismo da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS