O material auxilia docentes e técnicos no passo a passo para oficializar parcerias entre a UFRRJ e outras instituições.
O que é necessário saber antes de celebrar uma parceria com instituições externas? Conseguir estabelecer projetos de interesse mútuo para a produção acadêmica ou que promovam inovação e tecnologia é uma grande conquista para os servidores envolvidos em ações que buscam esses objetivos. No entanto, para que essas colaborações sejam oficialmente homologadas, alguns procedimentos precisam ser seguidos.
Pensando nisso, a Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin- PROPPG) da UFRRJ, em parceria com a Agência de Inovação (PROPPG) e o Departamento de Contratos e Convênios (Proaf), publicou o “Manual de Celebração de Parcerias”, um guia que resume o passo a passo para formalizar corretamente essas iniciativas.
Segundo a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professora Shana Mattos, “O manual é proveniente de uma interlocução bastante saudável dos 3 setores (Corin, Agência de Inovação e Depto de Gestão de Contratos e Convênios) que visa disponibilizar a informação sobre estabelecimento de parcerias de uma forma dinâmica e prática para toda a comunidade da UFRRJ. A ideia é que ocorra uma ampla divulgação do documento de forma a facilitar a tramitação dos processos permitindo ampla inserção da nossa universidade no âmbito nacional e internacional “, comenta.
Procedimentos
Quando ocorre o repasse de verbas, o setor responsável pela formalização é o Departamento de Gestão de Contratos e Convênios (DGCC); quando não há repasse, a responsabilidade recai sobre a Corin (PROPPG). Nos casos de projetos sem repasse de verbas, ou seja, de responsabilidade da Corin, o servidor precisa, ainda, especificar se a parceria é internacional ou nacional.
Além disso, projetos que envolvem inovação e tecnologia exigem uma documentação diferente, indicando para a Corin ou DGCC que o processo precisará passar pela Agência de Inovação.
Após a identificação da natureza da parceria, o próximo passo é abrir um processo via Sipac. O manual ainda se preocupa em trazer um pequeno tutorial sobre essa etapa, indicando na plataforma onde o usuário vai encontrar tais informações, bem como todos os documentos aceitos para o processo.
Publicização
Após a publicação do manual, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFRRJ também estabeleceu novo procedimento para publicação de postagens em redes sociais e notícias sobre parcerias firmadas no âmbito da Universidade. A partir de agora, todos os pedidos neste sentido serão submetidos à Corin para manifestação da conformidade dos procedimentos, para só então haver a publicização da celebração.
O Manual de Celebração de Parcerias é uma ferramenta essencial para a promoção da transparência, da confiança e da colaboração na comunidade acadêmica.
Para obter acesso ao material completo e ver todos os documentos aceitos para o processo, clique aqui.
Texto e Fotos: Nicole Lopes – bolsista de Jornalismo da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.