
A Coordenação de Produção Integrada ao Ensino Pesquisa e Extensão (Copiepe) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) promoveu, em 4/12, o evento de reinauguração do curral de confinamento do Setor de Fertilização, Reprodução e Inseminação Artificial (SFRIA) do Instituto de Zootecnia (IZ).
O espaço fica localizado no câmpus Seropédica, ao lado do Colégio Técnico da Universidade Rural (Ctur).
Participaram da cerimônia de reinauguração Bruno Gonçalves de Souza, coordenador da Copiepe; Nivaldo de Faria Sant’ Ana, diretor do IZ/UFRRJ; e César Da Ros, vice-reitor da UFRRJ, além dos pró-reitores de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Rejane Santiago; de Assuntos Financeiros, Nilson Brito de Carvalho; e de Gestão de Pessoas, Marcelo da Cunha Sales e Elines Petine.



Também estiveram presentes Thaís Galo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codin); Silvio dos Santos, da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV); integrantes da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis; bem como docentes, técnico-administrativos e discentes do IZ/UFRRJ, do Instituto de Veterinária (IV/UFRRJ) e do Ctur.
Bruno Gonçalves ressalta que o curral foi completamente reformado, tendo sua estrutura atualizada e aperfeiçoada no sentido de ter havido incrementos que favorecem o bem-estar animal e a segurança destes e das pessoas envolvidas nas atividades que são realizadas nas instalações.
“A partir desta reinauguração há o resgate da capacidade do curral de confinamento do SFRIA, possibilitando realizar de forma adequada o manejo dos animais e favorecendo uma enorme gama de atividades de ensino, pesquisa e extensão que antes estavam comprometidas ou limitadas devido ao estado de sucateamento das instalações”, explica o coordenador da Copiepe.
Estudantes dos cursos de Zootecnia e de Medicina Veterinária são diretamente beneficiados pela reforma, uma vez que desenvolvem atividades acadêmicas no local. Além destes, também os discentes da Agronomia e Ctur que desenvolvem ações pontuais no curral.
“Essa reforma foi inteiramente custeada com recursos advindos de parcerias estabelecidas com a Copiepe, sem que tivesse qualquer impacto financeiro para a UFRRJ”, conclui Bruno Gonçalves.


Para acompanhar as ações da Copiepe/UFRRJ, acesse: https://www.instagram.com/copiepe_rural/
Por Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ), com informações de Bruno Souza Gonçalves (Copiepe/UFRRJ).
Fotos: Divulgação Copiepe/UFRRJ.