A Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ (CCS) promoveu, no último dia 20/05, um Workshop de Comunicação Institucional para os bolsistas que atuam junto ao setor. A ideia é levar conhecimento e capacitação sobre as especificidades de uma assessoria de comunicação de um órgão público federal.
“Nós, como integrantes do SICOM – Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal, temos que atender a alguns princípios constitucionais e legais que regem a administração pública, e é importante que nossos bolsistas estejam a par de algumas normativas, como o guia de boas práticas”, afirmou Fernanda Barbosa, coordenadora da CCS/UFRRJ.
A coordenadora se refere ao Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal, normativa que auxilia os profissionais de comunicação de instituições federais públicas a lidar com os desafios de uma comunicação pública nas redes sociais.
Além de “Orientações para a gestão de redes sociais institucionais de órgãos públicos federais”, que teve como palestrante a própria coordenadora da CCS, que é servidora técnica jornalista da UFRRJ e mestre em Comunicação Social, os bolsistas também assistiram à palestra da servidora técnica jornalista da UFRRJ, Michelle Carneiro, que abordou a temática “Divulgação Científica e produção/envio de releases para relacionamento com a imprensa”. Michelle é mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, além de coordenadora adjunta da CCS/UFRRJ.
Os bolsistas assistiram também às orientações do servidor técnico jornalista da UFRRJ João Henrique de Oliveira, doutor em História, sobre “Redação jornalística para assessoria de comunicação”. O jornalista ressaltou alguns pontos sobre redação jornalística, apuração e criação de pautas que os profissionais devem se atentar ao trabalharem em assessorias de comunicação.
Ao final, os participantes compartilharam cases de assessoria de comunicação em órgãos públicos. Participaram da capacitação Augusto Cesar Ribeiro (bolsista de audiovisual), João Vitor de Freitas (bolsista com atuação na Prograd), Jonathan Monteiro (bolsista com atuação na PROPPG), Victória Conceição (bolsista com atuação na Proext), Ana Clara Tavares (bolsista com atuação na CCS), Ruan Fernandes (bolsista com atuação na CCS) e Lais Veiga (estagiária de Jornalismo na CCS).