A Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Casst), antiga Divisão de Atenção à Saúde do Trabalho (Dast), reabriu as portas para os trabalhadores da UFRRJ em sua nova sede no dia 26 do último mês. A mudança de nome, juntamente ao novo prédio, propõe uma iniciativa de cuidado aos trabalhadores (docentes, técnicos, terceirizados e prestadores com contrato temporário) e prevenção e registro de acidentes no ambiente de trabalho.
Para Amparo Vila Cupolillo, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), a nova sede da Coordenação representa um espaço de acolhimento a todos os trabalhadores da Universidade. “Queremos que todos sejam cuidados, para que possam cuidar. Estamos inaugurando um espaço de acolhimento a nós mesmos”, afirmou.
Criada em 2007 para atender à demanda da Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor Público, a Casst (Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Rural à época) atua em três diferentes eixos (Promoção em Saúde do Servidor, Vigilância em Saúde do Servidor e Perícia Oficial em Saúde) que buscam a transformação das condições de vida e de trabalho dos indivíduos.
Atualmente, a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho conta com uma equipe de 19 profissionais coordenada pela assistente em administração Kamila Barros. São quatro médicos, duas psicólogas, uma assistente social, uma enfermeira, uma auxiliar de saúde, quatro técnicos de segurança do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, uma auxiliar e um assistente de administração, duas fisioterapeutas e um servidor reintegrado.
No discurso de inauguração, a coordenadora Kamila Barros agradeceu a todos que estiveram envolvidos no processo. “Nosso objetivo é continuar, com excelência, cuidando da saúde e segurança dos servidores da UFRRJ, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Assim, agradecemos toda a equipe da Casst que se empenhou, se dedicou, insistiu e persistiu em trabalhar em prol da saúde e segurança dos servidores da UFRRJ, mesmo diante de incontáveis dificuldades. Agradecemos a todas as gestões que tentaram e a essa atual gestão que tentou e conseguiu que essa apropriada estrutura ficasse pronta e nos proporcionasse um ambiente saudável e apropriado para a continuidade dos trabalhos desse setor. Agradecemos a todos os setores da UFRRJ que sofreram conosco e contribuíram para a conclusão e materialidade desse sonho”, concluiu a coordenadora.
A nova sede da Casst está localizada ao lado da Imprensa Universitária (gráfica). O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Para saber mais sobre os eixos de trabalho da Casst, acesse o site: http://institucional.ufrrj.br/dast/
Fotos: Julia Luz (Codep/Progep) e Thaís Melo (Comunicação Proext)