A coordenação do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ, juntamente com outras instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, foi convidada pelo IPHAN (Iphan) à uma visita guiada ao Edifício Palácio Gustavo Capanema, ícone da arquitetura moderna brasileira que passou por processo de restauro e abrigará um centro cultural e administrativo.
A visita foi realizada em agosto deste ano e teve um extenso roteiro mostrando os bastidores do processo de restauro. A condução ficou a cargo da servidora técnica Letícia von Krüger, em conjunto com a servidora Adriana Mendes e o colaborador Yrvin Duarte, integrantes da equipe responsável pela fiscalização das obras.
O Palácio Gustavo Capanema é uma obra de arquitetura importantíssima para a história da arquitetura moderna mundial, e se configura como marco da arquitetura moderna brasileira que parte de princípios internacionais para criar uma identidade própria da nossa cultura. O palácio é projetado no ano de 1936 por uma equipe coordenada por Lúcio Costa, e que contava com os arquitetos Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Reidy, Ernani Vasconcelos e Jorge Moreira, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier”.
O edifício que abrigava o Ministério da Educação e Saúde Pública leva hoje o nome do então ministro Gustavo Capanema, e hoje é um dos maiores ícones de nossa arquitetura. Além disso, abriga esculturas de artistas como Lipchitz, Giorgi, Menezes e Adriana Janacopulos; pinturas, afrescos e painéis de azulejos de Portinari; e paisagismo de Roberto Burle Marx, sendo um complexo de importância para diversas áreas da cultura brasileira.
Texto e fotografia: professora Ana Luiza Gambardella, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/IT/UFRRJ)