Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Conversa sobre sociedade e inteligência artificial encerrou a SNCT 2022
Conversa sobre sociedade e inteligência artificial encerrou a SNCT 2022
SNCT 2022 | 28/10/2022 - 16:06
No dia 21 de outubro, o evento de encerramento da Semana de Ciência e Tecnologia na Rural trouxe como palestrante a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Leticia Galluzzi Nunes, que discutiu sobre temáticas relacionadas à tecnologia e ao comportamento humano. De forma bem didática e interativa, ela abordou redes sociais, inteligência artificial e futuro da robótica junto à sociedade.
Da esquerda para a direita: a coordenadora da SNCT e pró-reitora adjunta de Extensão, Edileuza Dias de Queiroz, a vice-coordenadora da SNCT, Andressa Esteves, a palestrante Leticia Galluzzi Nunes e a pró-reitora de Extensão, Rosa Maria Marcos Mendes.
A partir de comentários sobre séries de televisão e filmes, a professora questionou a plateia sobre a interação entre humano e inteligência artificial no filme “Her”, sobre a incorporação da robótica no nosso cotidiano com a série “Black Mirror” e sobre a dependência emocional relacionada ao uso de redes sociais. Ao longo do discurso ela fez inter relações entre o uso excessivo de tecnologia e aumento de distúrbios como depressão e ansiedade entre os mais jovens.
Participantes
A palestra também contou com a presença do reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Roberto de Souza Rodrigues, da coordenadora da SNCT e pró-reitora adjunta de Extensão, Edileuza Dias de Queiroz, da vice-coordenadora da SNCT, Andressa Esteves, da pró-reitora de Extensão, Rosa Maria Marcos Mendes e da professora do Departamento de Geografia, Karine Bueno Vargas.
Os convidados para a mesa de encerramento agradeceram a presença de todos os ouvintes e aos que participaram na organização e execução do evento.
Da esquerda para a direita: Karine Bueno Vargas, Leticia Galluzzi Nunes, Roberto de Souza Rodrigues, Rosa Maria Marcos Mendes, Edileuza Dias de Queiroz e Andressa Esteves.
Produção de ciência
O tema deste ano “Rural de portas abertas” buscou atrair o público de fora da Universidade, apresentando os museus, pesquisas e projetos da instituição. Nesse sentido, aproximou os estudantes e moradores de Seropédica e arredores ao que a UFRRJ produz.
As Universidades Públicas brasileiras vão além da sala de aula, produzem ciência e transformam a sociedade. Com isso, a temática valoriza a participação da UFRRJ na produção cientifica e expõe os trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento por alunos da graduação e da pós-graduação.
Texto: Gabrielle Rocha, sexto período- Ciências Biológicas- ICBS – voluntária da SNCT
Edição: Alessandra de Carvalho – jornalismo (ICHS)
Notícias Relacionadas