Desde 2015, a UFRRJ, atendendo a reivindicações de coletivos de estudantes, iniciou a discussão de uma política de acolhimento a pessoas em situação de violências.
Como resultado desse debate que envolveu todos os segmentos da comunidade universitária, em 2019, foi aprovada a Política de Acolhimento às Pessoas em Situação de Violências. Essa deliberação foi atualizada em 2021, com a criação da Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID) e, em 2022, com a criação da Comissão Permanente de Prevenção à Violência (CPPV).
Coordenada pela CPID, a CPPV elaborou os protocolos de denúncias e de violência sexual da UFRRJ, além de uma cartilha de prevenção às violências. Trata-se de um marco na nossa Universidade para a política de acolhimento e para o combate às diversas violências.
Os protocolos foram elaborados em diálogo com vários setores e com todos os segmentos da universidade (docentes, discentes e técnicos), que pretendem simplificar e agilizar a dinâmica da denúncia; além de propor acolhimento da/o denunciante, e acompanhamento da denúncia.
A aprovação dos protocolos e da cartilha aconteceu na última reunião do CONSU, realizada no dia 28/06/2024. Assim que os documentos estiverem disponíveis, a Comissão divulgará em todos os canais de comunicação oficiais. Já a cartilha será lançada em setembro deste ano.
A CPID, em nome da UFRRJ, agradece a todas as pessoas que contribuíram para a construção dessa importante Política, que visa propor ações efetivas de combate e prevenção às mais diversas violências, com vistas a uma Rural pautada pela cultura de paz.
Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão (CPID)