Dentre os muitos programas e projetos impulsionados pela UFRRJ, o Pré-Enem se destaca como um grande impulsionador do desenvolvimento de Seropédica e de municípios vizinhos. O Projeto Pré-Enem da UFRRJ surgiu em 2006, numa parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação, com o objetivo de fornecer à comunidade local uma preparação de qualidade e sem custos para ingressar numa universidade pública e, ao mesmo tempo, auxiliar na prática a formação dos graduandos em licenciatura da UFRRJ.
No início de cada ano letivo, a Aula Inaugural é sempre um momento de acolhimento, integração e motivação para os alunos, que em sua maioria, são jovens estudantes ou recém-formados do ensino médio.
O professor e supervisor pedagógico Guilherme Lima destacou a importância da Aula Inaugural como um marco simbólico na transição do ano letivo e na apresentação da estrutura do Pré-Enem aos alunos, além de ressaltar o potencial transformador de vidas de todo o projeto. “Ressaltamos os alunos residentes de Seropédica que, em muitos casos, possuem vulnerabilidade socioeconômica, para que possam fazer transformação social, não só na sua própria vida, como também na vida de todos ao seu redor”, disse Lima.
A presença de integrantes da Administração Central, como o vice-reitor Cesar Da Ros, a pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, e a pró-reitora de Extensão, Rosa Maria Mendes, reforçou o compromisso institucional com o histórico programa da UFRRJ. Compromisso este que vem resultando em frutos dos mais proveitosos. Até o momento, são 22 alunos do programa aprovados pelo Enem no primeiro semestre de 2024, além de altos índices na redação, com notas acima de 900. A expectativa é de que estes números aumentem com a nova abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre do ano.
Para além de um programa educacional, o Pré-Enem tem o objetivo de transformar vidas. “É um projeto social, que visa não só a inserção de alunos dentro da universidade, como também a sua visão de indivíduo dentro da sociedade, uma formação de vida”, ressaltou Guilherme Lima. Pensando nisso, foi desenvolvido o chamado “O Apoio Psicológico” com o suporte do grupo de pesquisa da professora Luna Rodrigues, do Departamento de Psicologia e Orientação. A iniciativa consiste em rodas de conversas onde se busca entender a vulnerabilidade dos alunos e suas questões particulares, com o intuito de impulsionar os estudos.
Para Jennifer dos Santos, aluna de bacharelado em Geografia e tutora do Pré-Enem, o projeto é uma oportunidade valiosa para auxiliar jovens na realização de seus sonhos acadêmicos, ao mesmo tempo em que proporciona um crescimento pessoal tanto para os alunos quanto para os tutores e professores envolvidos. “O Pré-Enem possibilita para nós, alunos da graduação e professores, a oportunidade de crescer pessoalmente com esse contato com os alunos na sala de aula. Ensinar eles e eles também nos ensinarem”, destacou a aluna do 9° período da UFRRJ.
Dentre os tantos alunos do programa, estão os novos integrantes e os remanescentes que seguem em busca do sonho de ingressar numa universidade federal, todos com o mesmo objetivo. Pensando nisso, são desenvolvidas atividades como simulados, exercícios extras, ações de apoio psicológico e aulões. Com o sonho de cursar Medicina Veterinária na UFRRJ, a residente de Itaguaí, Aline Eduarda da Silva Pereira, valorizou a Aula Inaugural: “Foi bem interativa com os professores e coordenadores presentes, de forma leve e descontraída”, declarou.
Além da unidade em Seropédica, o Pré-Enem funciona em Nova Iguaçu, Campo Grande, Pedra de Guaratiba, Bangu e Santa Cruz. De segunda a sexta, as atividades do programa contam com as seguintes matérias: Literatura/Inglês, Língua Portuguesa, História, Biologia, Matemática (Geometria), Redação, Geografia, Matemática (álgebra), Química e Física. O programa é totalmente gratuito e aberto a todos.
Texto: Rafael Gutierrez – bolsista de Jornalismo da CCS
Fotos: CCG/UFRRJ
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.