Com a pandemia de Covid-19, as lives ganharam espaço nas redes sociais. Neste contexto, a professora do Departamento de Botânica do ICBS/UFRRJ, Nivea Dias dos Santos, lançou o Pinheiro Nativo: música, meio ambiente e poesia, programa transmitido ao vivo no YouTube. “A proposta é fortalecer nossa conexão com a natureza usando a arte como ferramenta”, explica.
Exibido nas quintas-feiras, às 19 horas, o programa idealizado e apresentado pela docente intercala canções interpretadas por ela, declamações de poemas e bate-papo com especialistas. “Teremos apresentação ao vivo de músicas do grande compositor brasileiro Paulo César Pinheiro (PCP), que atuarão como hifas interligando temas e questões ambientais com a sociedade humana. Além do PCP, outros compositores da Música Popular Brasileira (MPB) também estarão presentes”, diz Nivea.
Cada episódio aborda uma temática diferente. O público participa com comentários e perguntas enviadas pelo chat. A próxima transmissão, que acontecerá no dia 28/5, abordará a relação da vegetação da Mata Atlântica com o ciclo da água e contará com a participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Bruno Rosado.
Os episódios anteriores estão disponíveis na plataforma de compartilhamento de vídeos. O primeiro falou sobre crise ambiental contemporânea e os serviços ecossistêmicos, com a participação de Maíra Padgurschi, pós-doutoranda da Unicamp/INPA. Já o segundo programa comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade com a participação de João Iganci, diretor do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR), e do músico, cantor e compositor Leandro Maia, ambos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O material de divulgação e as novidades sobre o Pinheiro Nativo podem ser acessadas pelo Facebook do Laboratório de Criptógamas da UFRRJ: fb.com/briofitas/
Serviço
Pinheiro Nativo: música, meio ambiente e poesia
Programa veiculado ao vivo no YouTube, nas quintas-feiras, às 19h.
Canal da professora Nivea Dias dos Santos.
Link: https://www.youtube.com/channel/UC6xTomRtwge1jxo1AulCIzg
Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.