O Projeto Baixada Social, uma iniciativa pioneira desenvolvida por meio de uma parceria entre a UFRRJ e o Ministério do Esporte, está deixando sua marca na Baixada Fluminense. Desde o seu início em outubro de 2022, o projeto tem trabalhado para proporcionar o acesso à prática esportiva educacional e todos os seus benefícios para crianças e adolescentes da região.
Com uma visão ampla e ambiciosa, o Baixada Social busca contribuir para o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo melhorias no rendimento escolar e combatendo os alarmantes índices de evasão escolar.
Reconhecendo o poder do esporte como um catalisador para o crescimento pessoal e social, o projeto visa facilitar a aprendizagem e oportunizar a vivência de valores fundamentais, tais como respeito, ética, companheirismo, solidariedade, comprometimento, educação, cidadania e empreendedorismo.
As atividades do Projeto Baixada Social são realizadas em três estações de atendimento estrategicamente localizadas em escolas da rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc), em Nova Iguaçu.
Com uma equipe multidisciplinar composta por professores de educação física, fisioterapeutas, psicólogas, pedagogas, assistentes sociais, nutricionistas e membros de apoio técnico, além de uma equipe de coordenação e supervisão dedicada, o projeto busca proporcionar uma experiência enriquecedora e transformadora para todos os participantes.
Para promover a interação entre os beneficiários das diferentes estações de atendimento e reforçar os valores inerentes ao esporte, o Projeto Baixada Social organizou uma série de torneios internos emocionantes nas escolas participantes. “Esses torneios têm sido verdadeiros momentos de celebração, onde os jovens atletas têm a oportunidade de mostrar todo o seu talento e dedicação em cada lance, em cada jogada”, comenta o Coordenador Geral do Projeto Baixada Social, Thiago Rosa.
O primeiro torneio interno foi realizado no dia 7 de junho, no CIEP 166 Abílio Augusto Tavora, sendo uma estreia de sucesso. Em seguida, foi a vez do CIEP 358 Alberto Pasqualini receber mais um torneio, realizado no dia 14 de junho. E, por fim, no dia 26 de junho, o CIEP 394 se encheu de entusiasmo para receber mais um incrível torneio promovido pelo Baixada Social.
Segundo os organizadores, os participantes demonstraram habilidades impressionantes, mostrando o quanto a prática esportiva pode impactar positivamente suas vidas. “A paixão pelo futebol se tornou visível em cada rosto, e a determinação dos participantes era contagiante. Esses eventos evidenciam o poder transformador do esporte na vida desses jovens”, acrescenta Thiago.
A Taça Baixada Social, que será realizada na UFRRJ, promete ser o ponto alto dentre estas ações. Competições de futsal serão disputadas entre os assistidos pelo projeto, representando as três estações de atendimento: CIEP 166, CIEP 358 e CIEP 394.
“O objetivo central dessa competição é promover a interação entre os participantes das diferentes estações, utilizando o esporte como uma poderosa ferramenta para desenvolver o respeito, fair play e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável”, aponta o coordenador.
Acompanhe todas as informações, resultados e novidades sobre os torneios e atividades do Projeto Baixada Social no Instagram @projetobaixadasocial.
“Siga-nos e faça parte dessa incrível jornada de esporte, desenvolvimento e diversão. Juntos, celebraremos a paixão pelo esporte e o talento extraordinário desses jovens atletas, mostrando para a sociedade em geral o impacto positivo do projeto na vida das crianças e adolescentes beneficiados. O Projeto Baixada Social está escrevendo uma história de sucesso e transformação, e você pode fazer parte dela”, finaliza.