A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB/RJ), está organizando o Concurso Público de Projeto Arquitetônico para sediar o Centro Cultural Rio-África, na área da antiga Maternidade Pró-Matre, localizada na Avenida Venezuela, no bairro da Saúde, na região conhecida como Pequena África, nas proximidades do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e do edifício das antigas Docas Dom Pedro II.
A coordenação de cada equipe concorrente para este Concurso será exclusivamente de arquitetos(as) e urbanistas pretos(as) e pardos(as), sem restrição étnico-racial para os demais integrantes de cada grupo. O Concurso é reservado à participação de profissionais brasileiros, mas também é aberto para os africanos lusófonos vinculados ao Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP.
O professor Humberto Kzure-Cerquera, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – DAU/IT/UFRRJ, declinou do convite para coordenar o referido Concurso, por estar envolvido neste ano em pesquisa fora da UFRRJ, mediante termo de Colaboração Técnica com a UFAL. No entanto, integrará o corpo de jurados que escolherá o projeto arquitetônico mais adequado para o recepcionar o Centro Cultural Rio-África.
Os interessados poderão se inscrever até 30 de agosto de 2024. Informações mais detalhadas podem ser acessadas no link https://