Download Arquivo: COMUNICADO PROAES Nº 5/2022 – Reinício das atividades do Restaurante Universitário do Campus de Seropédica
Prezados(as) discentes,
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e a Coordenação do Restaurante Universitário (RU) dão as boas-vindas e desejam que este período seja de muitas realizações.
A partir do dia 30/05/2022 as refeições serão realizadas no Salão 2 (https://portal.ufrrj.br/ru-salao-2-preparado-para-receber-os-estudantes/) e toda a comunidade acadêmica de discentes da UFRRJ (graduação e pós-graduação) e do CTUR poderá acessar ao RU.
O oferecimento de alimentação será em marmitas, conforme decisão da consulta realizada entre os dias 26 e 30 de abril de 2022 pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) em que 75% dos 1.542 estudantes deram sua opinião (https://portal.ufrrj.br/estudantes-decidem-refeicoes-no-ru-passarao-a-ser-oferecidas-em-marmitas/). O cardápio prevê o fornecimento de proteína, opção vegana, guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida.
Nosso desafio será reduzir os danos que os materiais descartáveis causam no ambiente (embalagem da marmita, copos de suco, embalagem da sobremesa e talheres plásticos). TALHERES DE PLÁSTICO estão por toda parte e a maioria deles só pode ser utilizados uma vez, assim como copos plásticos!
Imagine agora que bilhões de garfos, facas e colheres são jogados fora todos os anos e como sacolas, copos e garrafas, podem levar séculos para se decompor na natureza.
Diante desse entendimento, faremos um desafio a comunidade acadêmica, durante esses três meses de utilização de marmitas no RU, solicitamos que tragam seus próprios talheres para se alimentar. Essa atitude representa uma economia em recursos financeiros e recursos naturais.
Os usuários precisarão levar seus talheres para almoçar e jantar.
Como será o acesso
Para acessar o Restaurante Universitário é obrigatória a apresentação de documento de identificação civil com foto (identidade, carteira de motorista etc.) ao servidor(a) da recepção do RU, assim como do comprovante de matrícula.
Os estudantes bolsistas de auxílio alimentação utilizarão o código de acesso na entrada do RU, sendo este código inserido no sistema do computador do caixa, nele constam as informações do estudante, que serão conferidas pelos servidores(as).
Os demais estudantes deverão efetuar a compra de créditos por guia de Recolhimento da União (GRU) e o comprovante de pagamento impresso deverá ser apresentado no Setor de Tíquetes que está localizado no térreo do alojamento F1, próximo ao RU para troca por tíquetes (https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/gru-para-compra-de-tiquetes-para-o-acesso-ao-restaurante-universitario/).
Estudantes que tenham tíquetes antigos ou cartelas com crédito poderão trocar pelos tíquetes novos.
Qual é o valor das refeições:
Horários de funcionamento:
De segunda a sexta-feira nos seguintes horários:
De sábado a domingo nos seguintes horários:
Procedimento comportamentais para a biossegurança
Nós vivenciamos momentos de instabilidade e incertezas nesta pandemia. Queremos nos proteger e proteger aos que farão uso do espaço do RU e por esta razão será tão importante que os cuidados sejam compartilhados, para além das questões físicas, também as questões emocionais e relacionadas às relações interpessoais.
Na fila é preciso respeitar a ordem de chegada, para evitar transtornos e discussões desnecessárias entre usuários e, destes com os servidores e funcionários terceirizados do RU.
Não será permitido colocar mochilas e demais objetos em cima das mesas de refeição.
No RU as máscaras só devem ser retiradas quando o estudante for se alimentar e ao finalizar sua refeição, colocar corretamente a máscara imediatamente.
Higienizar as mãos antes e depois de colocar e retirar a máscara.
Circular minimamente no espaço do salão se atendo ao fluxo indicado pelas sinalizações.
Recomenda-se que, sempre que possível, sejam trazidas garrafas de água de uso individual.
Evitar conversas e diálogos durante a fila e refeições.
A permanência no refeitório deve ser tão breve quanto possível, após pegar a sua marmita ou após o término da refeição, evitando a aglomeração.
Os usuários devem cumprir as recomendações de saúde e segurança, além de zelar pela limpeza e organização das áreas de convívio, retirando os seus descartáveis depois da refeição.
Depositar os descartáveis nas lixeiras instaladas na área interna e externa do RU.
Não alimentar os animais errantes que porventura estejam circulando nas áreas externas do RU, da Praça da Alegria e dos Alojamentos Universitários.
Formas de comunicação com a equipe do RU
A equipe técnica da área de alimentação do RU abriu um canal para dialogar com os usuários do serviço. Desta forma sugestões, dúvidas, elogios e reclamações devem ser enviados por e-mail no seguinte endereço: restauranteuniversitario@ufrrj.br
A resposta ao contato será emitida em até três dias úteis, caso o assunto enviado não seja de competência da equipe, ele será encaminhado aos setores responsáveis.
Na expectativa de termos prestado todas as informações pertinentes ao assunto, nos colocamos à disposição para os esclarecimentos que ainda se fizerem necessários.
Por fim, nossos agradecimentos aos que contribuíram e contribuem para que o restaurante universitário possa atender cada vez mais e melhor a nossa comunidade universitária.
Atenciosamente,
Profª. Juliana Arruda
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis
Ericson Ramos de Mello
Coordenador do Setor dos Restaurantes Universitários