Download Arquivo: COMUNICADO PROAES Nº 02/2017 – Funcionamento do RU durante a execução das obras de reforma e adequação de sua infraestrutura
Prezados(as) discentes do Câmpus de Seropédica,
A PROAES informa a todos que no dia 02/03/2017 iniciaram-se as obras de reforma e adequação da infraestrutura do Restaurante Universitário (RU) da UFRRJ, no campus de Seropédica. A execução destas obras ocorrerá em três etapas distintas.
Na primeira etapa estão previstas: a ampliação da área da cozinha principal (cocção dos alimentos) e de pré-preparo de saladas e sobremesas; a construção de câmaras climatizadas para a coleta correta e separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos; a instalação de uma nova rede elétrica; e a implantação de um novo sistema de exaustão.
Na segunda etapa estão previstas: a ampliação dos salões/refeitórios; modificações na área de servir sucos; reforma dos banheiros externos; reforma da copa do salão anexo e rebaixamento do seu teto; implantação de cobertura para proteção contra o sol e a chuva nas laterais do RU; e a implantação de rampas que possibilitem à melhoria da acessibilidade dos(as) discentes.
Na terceira etapa estão previstas: a construção de um anexo com salas para alocar os funcionários das áreas administrativas do RU; a reforma dos vestiários dos funcionários; a ampliação do depósito de lenha da caldeira; e a construção de uma área para a confecção de queijos.
A realização destas obras constitui-se na primeira ação institucional de envergadura no âmbito da assistência estudantil, desde a construção do RU, em 1973, objetivando dotá-lo de capacidade operacional para atender satisfatoriamente ao aumento da demanda pelos serviços de alimentação aos discentes, decorrente da expansão dos cursos de graduação no âmbito do programa REUNI, contribuindo para a permanência destes em nossa universidade. Esta ação também tem por objetivo adequar a infraestrutura das edificações do RU aos novos requerimentos previstos na legislação sanitária, garantindo a observância das normas de segurança alimentar e nutricionais nos seus aspectos higiênico-sanitários.
A viabilização da execução destas obras somente foi possível a partir da obtenção de recursos financeiros de Emenda Parlamentar junto às bancadas de deputados e senadores federais do Estado do Rio de Janeiro, em 2015 e 2016. A partir de então foi aberta a licitação da primeira etapa das obras, a qual foi vencida pela empresa Line Pro Engenharia LTDA EPP (Processo nº: 23083.010729/2014-21), cuja duração será de aproximadamente 8 meses. O acompanhamento e a fiscalização destas obras serão feitos por uma comissão de servidores a ser nomeada por portaria conjunta emitida pela PROAES e pela PROAF.
Convém esclarecer que durante o período de execução da primeira etapa das obras, o RU funcionará parcialmente, mediante o oferecimento de café da manhã e a distribuição de refeições transportadas (quentinhas) nos horários habituais de almoço e jantar, junto aos espaços físicos do Salão 01 e do Anexo. Informamos ainda, que a empresa Vitri Eventos LTDA – ME, vencedora da licitação por meio do Pregão Eletrônico nº 21/2017 será a responsável pelo fornecimento das refeições. O acesso aos salões do RU por seus usuários ocorrerá mediante a entrega do tíquete e da apresentação de documentação de identificação indicada no quadro a seguir:
Usuário | Documento a ser apresentado |
Discentes de graduação bolsistas de Alimentação do RU | Carteirinha de Bolsista emitida pela PROAES |
Discentes de graduação e pós-graduação e alunos do CTUR não bolsistas | Carteirinha de estudante com foto, ou Carteira da Biblioteca com foto, ou grade das disciplinas em que está matriculado acompanhado de documento com foto, ou comprovante de matricula acompanhado de documento com foto. |
Informamos ainda, que durante o período de execução da primeira etapa das obras de reforma e adequação, o RU ficará impedido de prestar apoio à realização de eventos organizados pelos estudantes e suas entidades de representação.
Por se tratar de uma obra de grande impacto junto à comunidade estudantil, a PROAES em conjunto com a Coordenação do RU e sua equipe técnica, está tomando todas as providências necessárias para garantir que o atendimento aos discentes transcorra com o máximo de tranquilidade possível.
Na expectativa de podermos contar com o apoio, a compreensão e a colaboração de toda a comunidade ruralina, na execução desse projeto que demandou tantos esforços das equipes do RU, COPEA/PROPLADI, PROAES e da PROAF, visando garantir a manutenção de um serviço essencial para a melhoria das condições de permanência dos jovens estudantes, desde já agradecemos.
Atenciosamente,
Prof. César Augusto Da Ros
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
Juliana Arruda
Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis
Adílson Campos Rangel
Diretor da Divisão de Assistência Alimentar
Matildes das Dores de Oliveira Carneiro
Coordenadora do Restaurante Universitário