A X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e a IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) 2023 começou muito bem. A abertura do evento, na manhã de 27 de novembro, lotou o Auditório Hilton Sales e contou com a presença do reitor professor Roberto Rodrigues, que teve a primeira palavra da mesa.
Em seguida, vieram as falas do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Luque; do coordenador de pesquisa Tiago Marino; do coordenador geral João Victor Nicolini e da coordenadora adjunta da RAIC e RAIDTec, Juliana Lobo. Após a cerimônia da mesa de abertura, iniciou-se a palestra ministrada pelo pesquisador do Instituto SENAI, Luiz Cardoso Maria, que tratou de inteligência artificial (IA) e sua relação com o desenvolvimento científico, tema central da edição do evento este ano.
Essa é a segunda edição do evento em total presencialidade desde a pandemia, o que é motivo de comemoração para toda a comunidade. Para que a RAIC/RAIDTec voltasse a ocorrer de forma plena foi necessário esforço e dedicação dos envolvidos e, apesar das dificuldades orçamentárias, isso ocorreu. “Essa é a Universidade que nós queremos e estamos construindo. Uma Universidade viva, presente, que gera ciência, transforma a vida dos nossos alunos e dialoga com nosso entorno”, afirmou o reitor da UFRRJ.
A RAIC deste ano trabalha com mais de 1.400 participantes, 650 submissões e 300 avaliadores distribuídos em sessões orais e pôsteres durante os cinco dias de evento. Uma das grandes novidades anunciadas na cerimônia de abertura foi a implementação do portal de pesquisa da Rural, um site que pretende compilar as pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes e expô-las de forma ordenada. Essa medida, além de trazer destaque ao que é realizado dentro da Universidade, também auxilia na construção do conhecimento, pois o objetivo é que o site seja de fácil acesso para toda a comunidade.
Modelagem matemática, extração e processamento de dados e automatização de processos foram alguns dos temas debatidos na palestra ministrada pelo professor Luiz Cardoso Maria. Vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o pesquisador abriu a RAIC abordando as particularidades de sua atuação e algumas das características e utilidades das inteligências artificiais.
Em meio a uma sala repleta de pessoas interessadas e de assuntos interessantes, pôde-se notar algo: a importância do trabalho realizado na academia. “A pesquisa é o que conecta o aluno ao professor. Ela também integra ensino e extensão, e envolve toda a comunidade, reforçou na cerimônia o coordenador de pesquisa, professor Tiago Marino.
Além da qualificação dos membros da comunidade acadêmica, decorrente da construção coletiva do saber, a RAIC também estimula a relação professor-aluno e reforça laços muito importantes para o aprimoramento científico, mercadológico e humanitário de todos os envolvidos.
Durante todos os cinco dias de evento, ocorrerão mostras de pôsteres (8h às 10h e 13h às 15h) e apresentações orais (8h às 10h e 15h às 17h) de discentes abordando os resultados de suas pesquisas com seus respectivos orientadores.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro reforça a importância, enquanto instituição, de estar presente no fazer científico de seus membros e convida toda a comunidade para prestigiar o que é construído por todos nós.
Acesse a programação da RAIC | RAIDTec | 2023 em https://www.even3.com.br/x-raic-e-iv-raidtec-397042/ O evento transcorre até sexta-feira, 1º de dezembro.
Por Gabriel Lopes, estagiário de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Imagens: Nicole Lopes, bolsista de Jornalismo sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social
Revisão e edição: Fernanda Barbosa (CCS/UFRRJ)