O Projeto Composta Rural é uma iniciativa da Coordenação de Logística Orgânica Sustentável (Colosus) em parceria com a Reitoria, pró-reitorias, institutos, servidores, terceirizados, estudantes, o Restaurante Universitário, moradores e visitantes, que visa promover a coleta seletiva, reduzir o volume de lixo nas lixeiras e dar um destino mais adequado aos resíduos gerados na UFRRJ.
Com apoio da Cooperativa de Catadores do Município de Seropédica, os resíduos inorgânicos serão encaminhados para reciclagem. Já os resíduos orgânicos serão destinados para a compostagem, um processo natural que ocorre através da ação de microrganismos que degradam a matéria orgânica e a transformam em adubo.
O Composta Rural dará início a suas atividades no dia 25/3. Na fase piloto do projeto serão instalados coletores seletivos nos alojamentos femininos e masculinos. A proposta é expandir a iniciativa para todo o câmpus Seropédica ao longo deste primeiro semestre: as cantinas e institutos receberão contêineres apropriados para depositarem os resíduos orgânicos e as casas dos moradores que manifestarem interesse receberão baldes e quintais agroecológicos.
A gestão adequada dos resíduos gerados na UFRRJ atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei n◦ 12.305.
Para saber mais sobre o Projeto Composta Rural, envie um e-mail para compostarural@gmail.com e siga o perfil do Instagram @composta.rural
Texto: Michelle Carneiro com informações da Colosus/UFRRJ.