Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ para esclarecimento sobre a circulação no Brasil da variante Delta
Seropédica, 30 de julho de 2021
Prezados(as) membros da comunidade universitária da UFRRJ,
A variante Delta do novo coronavírus, que está circulando no Brasil, é considerada uma das variantes preocupantes pela Organização Mundial de Saúde por ser mais transmissível.
Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, coriza e dor de garganta e, em menor frequência, tosse e perda de paladar e olfato. Este quadro pode ser confundido com um resfriado comum, o que acaba levando muitas pessoas a não procurar atendimento, não fazer o teste e, consequentemente infectar outros indivíduos.
O estado do Rio de Janeiro lidera o número de casos por essa variante, inclusive com registros de óbitos. É importante ressaltar que as vacinas disponíveis no país apresentam eficácia contra a variante Delta. No entanto, apenas uma dose da vacina não é suficiente para uma alta proteção, excetuando-se a vacina da farmacêutica Janssen®, aplicada em dose única.
Logo, o Comitê enfatiza a necessidade da realização do esquema completo de imunização, além da continuidade das medidas básicas de prevenção, tais como uso correto de máscaras faciais, distanciamento físico e higienização das mãos.
Na expectativa de podermos contar com a compreensão e colaboração de toda a comunidade neste momento grave da vida nacional, desde já agradecemos.
Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ.