Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ: Alerta sobre a importância da vacinação contra Influenza A (gripe)
Diante do cenário apresentado pelo Boletim InfoGripe, o Rio de Janeiro registra mais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por conta da gripe Influenza do que pelo coronavírus. Diferente de outros estados, no Rio de Janeiro há predomínio do vírus influenza A tanto em crianças quanto na população adulta. É importante ressaltar que Influenza é mais grave em crianças de seis meses a seis anos, em gestantes e pessoas com idade superior a 60 anos.
O quadro clínico respiratório apresentado na gripe é semelhante ao da Covid-19 e as medidas de proteção são as mesmas. Assim, o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ reforça a importância da vacinação contra a Influenza para todas as pessoas acima de seis meses de idade, bem como a realização do esquema completo de vacinação contra a Covid-19. As vacinas contra Covid-19 e Influenza podem ser administradas no mesmo dia, pois não há necessidade de intervalo entre as doses dos imunizantes.
Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para se vacinar. Previna-se contra a Influenza e a Covid-19. Cuide da sua vida e da vida de quem você ama!
Seropédica, 29 de dezembro de 2021
Comitê de Acompanhamento do Coronavírus (Covid-19) na UFRRJ