No dia 20 de agosto de 2025, a Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) da UFRRJ conduziu a primeira reunião marcada pela transição de presidência, com o plano de discutir o cenário das licenciaturas e a promoção de melhorias. O encontro, presidido pelo pró-reitor adjunto da PROGRAD, professor Cláudio Melibeu, registrou a passagem da professora Gisela Pinto, diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e docente do Departamento de Matemática (DEPMAT), para a professora Angélica de Araújo, também do DEPMAT, que assume a presidência.
A Comissão Permanente de Formação de Professores
O primeiro encontro possibilitou a discussão de alguns dos temas centrais para os cursos de licenciatura, com destaque para a Resolução CNE/CP nº 4/2024, que estabelece as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Professores da Educação Básica, implicando ajustes nos currículos da construção pedagógica. Outro ponto abordado foi o Programa Pé-de-Meia das Licenciaturas, que busca ampliar o apoio e a permanência estudantil, reforçando a importância das políticas institucionais voltadas à valorização da formação docente.
Fotos: Zamara Graziela / DAACG
A Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) é responsável por articular o entrosamento entre os cursos de licenciatura e as diferentes unidades acadêmicas da UFRRJ, além de acompanhar e avaliar suas atividades, apoiar os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e promover o diálogo da universidade com as escolas da educação básica da região – desempenhando papel estratégico no fortalecimento da formação docente na instituição.
Texto: Zamara Graziela, Técnica de Assuntos Educacionais / DAACG