No último dia 3 de julho, os pró-reitores de Extensão Maria Ivone Martins Barbosa (titular) e Marcos Estevão Pasche (adjunto) e o coordenador da Semana Rural, professor Nivaldo de Faria Sant’Ana, ao lado do professor César Da Ros, vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trouxeram um apanhado dos resultados do evento que recebeu cerca de 88.000 visitantes nos dias 9 a 15 de junho.
Além de publicizar os indicadores públicos da Semana Rural 2025, a Comissão Organizadora apresentou as projeções para 2026 e as demandas de melhorias já identificadas, tais como aprimoramento da sinalização de banheiros e bebedouros, aumento da oferta de alimentação e maior oferta de assentos em frente ao P1.
Dentre as propostas dos pró-reitores da Proext para as próximas edições, estão a inserção da Semana Rural no calendário acadêmico, a vinculação do evento à curricularização da extensão e a publicização de editais já entre os meses de fevereiro e março de 2026.
A apresentação ocorreu no Salão Azul do Prédio Principal (P1) e reuniu diretores de Institutos e coordenadores de cursos. Ao final das apresentações, os pró-reitores concederam certificados de participação aos representantes de Institutos da UFRRJ e algumas menções honrosas. O Departamento de Saúde Pública do Instituto de Veterinária recebeu uma homenagem pelo destaque em “Ações Diversas”; o Departamento de Engenharia do Instituto de Tecnologia foi destaque na modalidade “Minicurso”; o Departamento de Artes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais recebeu a honraria na modalidade “Oficinas”; e o Instituto Três Rios foi destaque na modalidade “Revelação”.
Fotos: Miriam Braz, fotojornalista da CCS/UFRRJ