A Comissão de Acompanhamento do Planejamento da Alocação do Orçamento Anual UFRRJ fez sua primeira reunião em 24 de junho de 2025, na Sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), Pavilhão Central do câmpus Seropédica. Sob condução do vice-reitor César Da Ros, o encontro teve presença de pró-reitores, diretores de instituto, professores, técnicos-administrativos e estudantes, reunidos pelo interesse em compreender e refletir sobre a situação orçamentária da instituição.
“O principal objetivo do grupo é o acompanhamento do planejamento dos limites orçamentários estimados anualmente para a UFRRJ, no âmbito do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA)”, explicou o vice-reitor e também presidente da Comissão Geral. Dentre outras funções, a Comissão ainda vai verificar a aplicação dos recursos extraorçamentários (como os que vêm de emendas parlamentares) e compartilhar informações com comunidade universitária, tanto em reuniões dos conselhos superiores quanto em audiências públicas.
A Comissão foi dividida em dois níveis: uma Comissão Geral, constituída por membros da Administração Central e voluntários do Conselho Universitário (Consu); e Subcomissões Temáticas correspondentes às ações orçamentárias existentes na instituição.
“Entre as responsabilidades dessas comissões está a elaboração de um relatório técnico de acompanhamento da execução orçamentária, a partir das informações sistematizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf)”, acrescentou Da Ros.
Na reunião que deu início aos trabalhos da Comissão, foram feitas apresentações sobre a organização e metodologia de trabalho do grupo; o processo de construção do orçamento do governo federal; e a análise das dotações orçamentárias da UFRRJ entre 2015 e 2025 (slides disponíveis nos links abaixo). De acordo com o vice-reitor César Da Ros, a gravação em vídeo do encontro será disponibilizada em breve no Portal da UFRRJ.
“Foi muito positiva a realização desta primeira reunião, pois promoveu o compartilhamento de informações a respeito do processo de elaboração do orçamento público em nível federal, envolvendo diversos órgãos e instâncias dos poderes Executivo e Legislativo. Isso possibilitou aos presentes uma compreensão mais abrangente dos limites e desafios impostos à gestão das universidades no período recente”, avaliou Da Ros.
Documentos referentes à Comissão de Acompanhamento do Planejamento da Alocação do Orçamento Anual UFRRJ
Deliberação nº 178/2025/SAOC, de 14/05/2025 – aprovação do Consu para a criação da Comissão
Portaria 2978/2025 – SAOC, de 16/05/2025 – nomeação dos membros
Apresentação das atribuições, da organização e da metodologia de trabalho
Introdução ao orçamento público: base legal e instrumentos
Análise das dotações orçamentárias da UFRRJ entre 2015 e 2025
Texto e fotografias: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)